Advertisement

Exposição ‘Cinzas’ pode ser conferida em Barra Mansa

Trabalhos do artista Antonio Geraldo são exibidos na Galeria Clécio Penedo


A partir desta quinta-feira (25), a exposição “Cinzas”, do artista plástico Antonio Geraldo, já pode ser conferida na Galeria Clécio Penedo, localizada no Palácio Barão de Guapy, Corredor Cultural. A exposição conta com obras únicas desenvolvidas através de cinzas de mato queimado em suportes diversos.
O artista contou que, após visitar uma mineradora em Minas Gerais, ele realizou, em 1993, sua primeira exposição através de terra e minérios. A partir disso, Antonio começou a desenvolver os demais trabalhos e, ao decorrer dos anos, outras técnicas, como a oxidação e atualmente as cinzas de mato queimado.
- Faço um trabalho sem tintas e pincéis. Nas minhas pesquisas com elementos naturais, eu tento descobrir novas possibilidades de intervenção para desenvolver novos projetos. Venho pesquisando cinzas de mato queimado já há algum tempo e, para esta mostra, eu produzi trabalhos inéditos, onde aplico o material em suportes decalcando e fixando com verniz acrílico à base de água e matérias recicláveis como as garrafas utilizadas – informou Antonio.
O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, destacou que a exposição está abrindo a temporada de ocupação artística da Galeria Clécio Penedo, a partir do primeiro edital de 2023. “Antonio é um artista renomado, que já expôs em vários locais. Podemos ver a identidade do Geraldo com uma técnica por meio de mato queimado e da aleatoriedade da natureza que está provocativa e reflexiva”, comentou Bravo.
A exposição ‘Cinzas’ pode ser conferida até o dia 18 de junho, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, e aos sábados e domingos, de 9h às 15h. Visitas guiadas e atividades educativas podem ser agendadas através do perfil da Fundação Cultura no Instagram: @culturabarramansa, além do WhatApp (24) 3029-9365. O Palácio Barão de Guapy fica na Rua Cristóvão Leal, Praça da Bandeira.