Advertisement

Exposição Celular 50 inaugura nesta terça, dia 23, no Museu do Amanhã, com entrada gratuita no primeiro dia de abertura ao público


Idealizada e produzida pela Araucária Agência Cultural, a mostra interativa e tecnológica apresenta circuito expositivo, recursos audiovisuais, tótens alfanuméricos, painéis e jogos com curiosidades e informações sobre o aparelho criado em 1973


 

Exposição Celular 50, idealizado por Miguel Coker, em cartaz no Museu do Amanhã

A partir desta terça, dia 23 de maio, o público poderá conhecer ainda mais sobre a história do telefone celular e as mudanças pelas quais o aparelho de telefonia móvel passou ao longo dos últimos 50 anos, desde a sua criação e a primeira ligação feita por ele, em 1973.

 

Entra em cartaz no Museu do Amanhã, no Centro do Rio, a exposição Celular 50, idealizada por Miguel Colker, diretor da Araucária Agência Cultural, que apresenta ao público, por meio de recursos audiovisuais, tótens alfanuméricos, painéis e jogos em touch, novidades e informações sobre o protagonista da revolução tecnológica mundial, passando da primeira ligação às próximas gerações.

 

O primeiro dia de abertura terá entrada gratuita e os visitantes terão a oportunidade de conhecer um protótipo original do DynaTAC 8000x, relíquia cedida pela empresa Dyna LLC, do inventor e “pai” do celular, o engenheiro americano Martin Cooper. O modelo veio diretamente dos EUA para o Brasil.

 

“Celular 50 é uma experiência totalmente inovadora, imersiva, sensorial e, acima de tudo, tecnológica. Queremos mostrar as transformações e os impactos sociais e econômicos do telefone celular para o avanço da sociedade, de forma ampla, reflexiva e interativa", ressalta Colker, que também assina a curadoria.

 

A narrativa da exposição perpassa seis seções: Buraco Negro, Mobilidade e Liberdade, Popularizacao e Individualizacao, Multiplicidade, Excesso e Labirinto de Possibilidades - esta última conta com depoimentos de Leandro Karnal, Deborah Colker, Sebastião Santos e outras personalidades ligadas à educação, cultura, sustentabilidade, saúde, democracia e diversidade. Em cada um dos espaços, o público vivenciará experiências que marcaram as gerações dos aparelhos celulares e seus impactos, com um convite final à reflexão para o que ainda está por vir.

 

Idealizada e produzida pela Araucária Agência Cultural, Celular 50 tem correalização do Museu do Amanhã e IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão e a cenografia é assinada por Rodrigo Franco, da Ostra Studio. A mostra é patrocinada e apresentada pela Motorola, além de entidades como o Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Também conta com o patrocínio da Claro e o apoio da Mosaico, Bemobi, Afya, Radix e Prill.

 

 

Serviço:

Exposição Celular 50

Abertura: 23 de Maio de 2023 até 20 de agosto

Horários de visitação: terça a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados.

Local: Museu do Amanhã - Praça Mauá, 1 - Centro do Rio
Valor dos ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia). Às terças, entrada gratuita.

Os ingressos podem ser comprados pela internet na plataforma Sympla e terão hora marcada. As gratuidades também podem ser retiradas online.