Advertisement

Entenda por que o fluxo de automação é essencial para o sucesso do RH


 

Nicolas Nardolillo, Head de Marketing do Qntrl Brasil, explica quais os benefícios de contar com uma plataforma que auxilie nesse processo


 

São Paulo, maio de 2023 - O setor de Recursos Humanos (RH) desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa, desde a seleção de talentos até o desenvolvimento de habilidades dos funcionários. Para garantir que essas tarefas sejam executadas de forma eficiente, muitas organizações estão recorrendo à automação de processos de RH. Tal mecanismo pode melhorar significativamente a produtividade, a eficiência e a precisão desse departamento.


 

De acordo com um relatório recente da PwC, a automação de processos pode ajudar a aumentar a eficiência do RH em até 30%. Isso significa que as equipes de RH podem se concentrar em atividades mais estratégicas, como planejamento de sucessão, retenção de talentos e engajamento de funcionários.


 

De acordo com Nicolas Nardolillo, Head de Marketing do Qntrl Brasil, manter esses processos é importante para ser possível a compreensão de todos sobre como fazer cada uma das tarefas regulares da empresa. Eles ajudam a manter a organização, a padronização e a qualidade.


 

Além disso, a automatização também pode ajudar a reduzir erros e a aumentar a precisão. Processos manuais como a coleta e entrada de dados podem ser propensos a erros, o que pode levar a problemas mais graves, como atrasos nos pagamentos de funcionários ou problemas com conformidade regulatória. Com a automação, esses riscos são significativamente reduzidos.


 

Outro benefício da automatização de processos é que ela pode melhorar a experiência do funcionário. Ou seja, a equipe e liderança têm mais visibilidade sobre o que está acontecendo, o processo fica mais claro tanto para ser seguido quanto para ser melhorado, os colaboradores conseguem observar gargalos com mais facilidade, o treinamento fica mais tranquilo e objetivo, todo o conhecimento é compartilhado entre as pessoas por meio do acesso ao processo e a produtividade e qualidade do trabalho aumentam.


 

Segundo Nardolillo, para observar em quais processos a automação pode entrar, basta observar quais tarefas são repetidas, ou seja, que sempre acontecem da mesma forma, como, por exemplo, fluxo de contratação, requisição de férias, agendamento de entrevistas e pedidos de aumento do quadro, que são comuns no RH.


 

“Portanto, é evidente que a automação no setor de RH é essencial para seu sucesso e, consequentemente, para o das empresas. A implementação do fluxo de automação pode melhorar a eficiência, reduzir erros, melhorar a experiência do funcionário e possibilitar a utilização da IA. As empresas que investirem em automação de processos de RH terão uma vantagem competitiva significativa no mercado atual”, finaliza o Head.



 

Sobre o Qntrl


 

O Qntrl é uma plataforma com solução de gestão de processos de negócios com opções de automatização que permite personalizar fluxos de trabalho de acordo com cada setor além de possibilitar a automatização de tarefas. Foi lançado em 2021 pela Zoho Corporation, uma empresa de tecnologia multinacional que fabrica softwares de computador e ferramentas de negócios baseadas na web. Em 2022, o Qntrl chegou ao Brasil trazendo essa tecnologia largamente testada no mundo desde 2019. Hoje, eles estão no país como uma das plataformas mais robustas mundialmente em constante aprimoramento, atraindo pela simplicidade operacional, uma filosofia herdada da Zoho Corporation, tanto nas formas de pagamento quanto nos serviços adicionais, sem surpresas para o consumidor.