Advertisement

Empreendedora do Amanhã abre novas turmas

 

Em seu segundo ano, inciativa do RioSolidario tem inscrições abertas para capacitação em Belford Roxo, na Região Metropolitana da Cidade Maravilhosa

Mulheres interessadas em constituir ou fortalecer negócios próprios -- em aprender a como fazer isso com mais chances de sucesso -- têm a oportunidade de acessarem uma capacitação gratuita oferecida pelo Empreendedora do Amanhã, iniciativa capitaneada pelo RioSolidario e que chega ao seu segundo ano. Em 2022, pelo menos duas centenas de moradoras de comunidades na Zona Norte da capital foram beneficiadas com cursos oferecidos por intermédio do projeto. Neles, as alunas entram em contato com ferramentas de gestão e informações sobre temas como marca, mercado, finanças e recursos humanos, entre outros, necessários para a planificação de suas ideias e ações. Após o treinamento, as participantes que se decidem por abrir negócios são assessoradas, durante 90 dias, por especialistas, que as ajudam a monitorar o andamento das atividades e a corrigir rotas, se necessário.

Este ano, o Empreendedora do Amanhã está em andamento no município de Belford Roxo, na baixada fluminense. Ainda estão disponíveis vagas para as capacitações, a serem distribuídas em quatro turmas. O próximo grupo terá aulas entre os dias 8 e 12 maio, com treinamento de 30 horas no Instituto Estrela Azul (Itea). As demais edições do curso serão divulgadas nas redes sociais do RioSolidario.

 

Empreendedora do Amanhã estão com inscrições abertas para as novas turmas do próximo dia 8

Projeto

Empreendedora do Amanhã pretende contribuir para que as participantes ampliem as condições de atingirem a emancipação financeira, ao proporcionar espaços e saberes para que elas se sintam valorizadas e acessem soluções que as ajudem a explorar suas aptidões para a inovação e empreendedorismo. A priorização do público feminino decorre de evidências de ele ser mais alijado do mercado de trabalho do que o masculino, e de que o prosperar das mulheres tem efeito mais abrangente, com impactos positivos para as vidas de suas famílias e comunidades, uma vez que elas investem mais em áreas como saúde e educação e fomentam cadeias produtivas locais.

Em 2023, 72 mulheres já completaram seus itinerários formativos no Empreendedora do Amanhã em duas turmas, e agora participam do período de incubação de seus negócios. Dentre elas está Angélica Silva e Silva Freitas, 34 anos, que quer constituir a Manu Bolos para alcançar o sonho de ter trabalho e renda. “A ideia é começar em casa mesmo, com encomendas, para ver como eu me saio e, mais para frente, se der certo, investir em algo maior, como numa loja física”, descreve ela. A cabeleireira Flávia Cristina Soares, 28, outra aluna do projeto, também tem grandes aspirações e se diz motivada a seguir perseguindo-as pelo filho, um menino com deficiência, que ela cria sozinha. Dona de um empreendimento de beleza que leva seu nome há dois anos, ela almeja abrir não apenas um, mas vários salões de beleza, e conquistar reconhecimento pelo seu trabalho dentro e fora do Brasil.

 

Serviço

O quê: Curso Empreendedora do Amanhã -- Turma Belford Roxo

Quem: Mulheres com 18 anos ou mais, residentes em Belford Roxo

Quando: 8 a 12 de maio, a partir das 9h30

Onde: Itea -- Instituto Estrela Azul (Av. Santa Amélia, 261 -- Belford Roxo/RJ)

Link para as inscrições: Link

Mais detalhes e informações podem ser obtidos no site (Link) e redes sociais do RioSolidario ( riosolidario). O Empreendedora do Amanhã é realizado pelo RioSolidario com o apoio do Ministério das Mulheres.