Advertisement

Drable recebe a visita do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah

Encontro teve como objetivo a implementação de um Condomínio Industrial no município



O prefeito Rodrigo Drable, acompanhado de vários secretários municipais, representantes de entidades de classe e empresários, recebeu nesta segunda-feira, dia 08, o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah e também o ex-Governador Luís Fernando Pezão. O encontro teve como objetivo a realização de uma visita técnica no Condomínio Industrial, localizado na antiga Edimetal, às margens da Rodovia Presidente Dutra, para mostrar as necessidades da área. A área foi adquirida em convênio com o Estado, durante o governo de Pezão.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello, falou sobre a relevância do encontro.  “Trouxemos o Farah in loco para ele entender as necessidades do Condomínio Industrial e conhecer o projeto com mais capilaridade e assim, conseguir junto ao governo do Estado atender nossas demandas visando fomentar novos negócios”, revelou.

Durante o encontro, Vinicius Farah destacou a importância que a cidade tem para a economia do estado. “Primeiro é sempre muito bom voltar a Barra Mansa e ver que o governo municipal está cumprindo o seu papel, que é construir um ambiente favorável de negócios, até pela importância que o município tem para o Estado e para o país, quanto às suas características e por todo o polo do setor de aço que representa essa região”, disse, acrescentando sobre a inclusão da cidade na alíquota do ICMS.

- Foi uma determinação do governador Cláudio Castro que incluíssemos a cidade na alíquota do ICMS, através da lei 6979/2015. O município está inserido em uma região com grande potencial e não estar dentro desse benefício foi uma injustiça por mais de uma década e que impactou no desenvolvimento econômico da região. A atualização da lei já foi aprovada pela Alerj, sancionada pelo governador e daqui a cerca de dez dias, após todos os procedimentos relacionados ao estudo de impacto, deverá ser publicada e então poderá ser aplicada - detalhou.

O prefeito Rodrigo Drable ressaltou a importância da redução do ICMS para o desenvolvimento do Condomínio Industrial. “Esse regime tributário diferenciado nos permitirá acolher novas empresas, movimentando a economia e gerando importantes empregos na cidade. O imposto era de 18% em Barra Mansa e de apenas 2% em outras cidades. Agora estamos em igualdade de condições de concorrer com outros municípios”, concluiu.
Participaram da visita técnica duas empresas que manifestaram interesse em se instalar no condomínio, que somadas vão gerar mais de 350 empregos diretos e vão recolher anualmente aproximadamente  R$ 60 milhões em impostos, dos quais metade ficarão no município. Drable tem ressaltado que o futuro do município passa pela instalação de novas empresas e geração de novos postos de trabalho.