Advertisement

Como ter práticas de higiene e saúde com o lixo?


Hábitos de higiene com o lixo ajuda a preservar o meio ambiente e a saúde da população
 

Bichos como ratos, baratas, mosquitos e escorpiões não são muito agradáveis, certo? Eles tendem a aparecer com mais frequência quando acumulamos lixo, entulho, e resíduos orgânicos em casa, buscando alimentos. É claro que o aparecimento dessas pragas também está associado a fatores como a chuva, o calor e a falta de saneamento básico, mas a limpeza dos ambientes internos também ajuda a afastá-las.
 

Os maus hábitos de gestão de resíduos se tornam um grande problema, se pensarmos na quantidade de lixo doméstico gerado todos os dias. O descarte de lixo, quando incorreto, é prejudicial ao solo e aos coletores, que acabam sendo expostos a resíduos que podem causar ferimentos ou até afetar a integridade física do trabalhador, como materiais cortantes ou hospitalares.
 


É de extrema importância que você acondicione o lixo em sacos plásticos fechados e sem furos, em recipientes com tampa para não atrair insetos. Visando esse propósito, já existe no mercado até mesmo um saco de lixo que repele tais pragas. “O Embalixo Repelente foi desenvolvido com uma tecnologia que inibe o mau cheiro. Com fragrância característica, ele bloqueia o mau odor e tem uma fórmula exclusiva com citronela, menta, limão e cravo”, detalha Rafael Costa, diretor comercial da Embalixo.
 

Outra ação que pode ser feita a fim de preservar o lixo é construir um porta-lixo para colocar os sacos e embalagens contendo os resíduos, evitando que cães e gatos os espalhem nas ruas. Também é recomendável não queimar o lixo, pois, além de poluir o ambiente, pode afetar a saúde das pessoas. “Lixo em condições inadequadas de acondicionamento e descarte provoca doenças, mau cheiro, poluição ambiental, pode causar acidentes e até morte. Por isso, é indispensável saber manejar o lixo em casa”, comenta Costa.

 

Sobre a Embalixo

 

A Embalixo foi fundada em 2004 e possui 18 anos de atuação e conta com mais de 400 colaboradores, sendo 70 % deles mulheres na planta em Hortolândia, no interior de São Paulo. A companhia conta com uma produção por mês de cerca de 1.100 ton/mês. A inovação e a sustentabilidade são os pilares básicos da empresa, que oferece soluções exclusivas ao mercado, como o saco para lixo feito de planta com tecnologia que captura a emissão de gás carbônico; saco para lixo com alças; com abas; antibacterianos; com repelente de moscas e mosquitos; com neutralizador de odores; sacos com material reciclado; e, recentemente, lançou o primeiro saco para lixo Vegano do mundo.