Advertisement

Caminhada da ‘Semana Municipal de Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas’ é realizada em Barra Mansa

Primeira atividade da semana contou com a participação de integrantes do Sest Senat, da banda do Projeto Música nas Escolas e de militares do Tiro de Guerra


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP), através da Compod (Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas), deu início, nesta segunda-feira (22), às atividades da ‘Semana Municipal de Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas’, que vão seguir até a sexta-feira (26). Integrantes do Sest Senat, do Projeto Música nas Escolas e do Tiro de Guerra (TG) participaram das ações.
A primeira atividade da programação consistiu em uma caminhada com panfletagem, na Avenida Domingos Mariano, no Centro. Os participantes se reuniram na frente do Restaurante Popular e seguiram até a praça da Igreja Matriz. A ação desta segunda-feira contou com a presença da vice-prefeita Fátima Lima, que destacou a relevância da conscientização da população:
- É de extrema importância tratar dos assuntos envolvidos na semana de prevenção às drogas. Falamos muito sobre o tratamento, mas precisamos citar, principalmente, o investimento em crianças e adolescentes, falando do prejuízo que as drogas causam em suas vidas e na vida de suas famílias, pois os malefícios dessas substâncias não respeitam nenhum limite, classe social e idade. Precisamos destacar também a parceria fundamental das instituições e das autoridades presentes nesta semana, pois ninguém trabalha sozinho nesta questão – disse a vice-prefeita.
O secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, contou um pouco sobre a programação e a importância de levar informação:
- Nossos eventos são voltados para levar informação e amparo para a população e principalmente para quem precisa dessa ajuda. Hoje e durante a semana, vamos abordar a conscientização visando à prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas ilícitas. Seguiremos levando a informação em forma de palestras, debates, dinâmicas e caminhadas. Também contamos com o Disque Ajuda, mostrando que temos equipamentos públicos no município, que podem ajudar quem é dependente de álcool ou de outras substâncias. A dependência química é um mal que afeta diretamente a população e que acaba invadindo os campos da segurança pública e da saúde. Por isso, a prevenção é sempre o melhor caminho – declarou Abreu.
O coordenador da Compod, César Thomé, esteve à frente da caminhada auxiliando na distribuição dos panfletos informativos. “É uma ação muito bem recebida pelo comércio e pelos munícipes. Nosso principal objetivo é a redução de danos do álcool em nossa sociedade através da conscientização dos nossos jovens. Nós trabalhamos com a prevenção em forma de informação, o que faz com que os nossos serviços sejam vistos como 'combate às drogas'. Hoje saímos às ruas para mostrar a cara da Compod. Temos visto um retorno extremamente positivo”, comentou César.
As atividades da ‘Semana Municipal de Prevenção às Drogas’ continuam nesta terça-feira (23), com uma palestra sobre cyberbullying e crimes cibernéticos na sede da OAB, no Centro, às 9h. Para dúvidas e informações sobre o trabalho da Compod, basta entrar em contato pelo telefone do Disque Ajuda: (24) 99907-6512 (WhatsApp).