Advertisement

Câmara de Barra Mansa aprova “botão do pânico” em transporte público

Dispositivo tem o objetivo de combater casos de assédio a mulheres no transporte público

O transporte público é um dos locais onde mais ocorrem crimes de importunação sexual e assédio de mulheres. O que era para ser uma via de transporte passa a ser um local de medo para as mulheres. Pensando em proteger as mulheres desse tipo de crime, a vereadora Paolla da Pizzaria propôs a criação do botão de pânico no  transporte público de Barra Mansa. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Barra Mansa na sessão desta quarta-feira 03 de maio.

De acordo com o projeto de lei, todos os veículos das linhas municipais de ônibus de Barra Mansa deverão ter instalado um “botão de pânico”. Esse dispositivo de segurança registrará o chamado diretamente ao 28º Batalhão de Polícia Militar, que terá acesso ao itinerário do veículo. O objetivo é que a polícia militar possa realizar a intervenção necessária onde o crime ocorrer.

A vereadora previu no projeto de lei que será possível realizar convênios para a implementação da medida, em conjunto com a Subsecretaria de Políticas para Mulheres. O projeto aprovado pelos vereadores  segue para o Executivo municipal.