Advertisement

Barra Mansa: Pagamento de tributos via Pix completa um ano

Ferramenta foi bem aceita pelos contribuintes e representa o meio de pagamento mais utilizado


O Pix revolucionou a forma de realizar pagamentos e transferências financeiras em todo o Brasil, tornando-se a modalidade preferida da população. Em Barra Mansa, neste mês de maio, a utilização da ferramenta para o pagamento de tributos completa um ano. De acordo com o secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, o objetivo da implementação foi facilitar o dia a dia dos contribuintes.
- Somos apreciadores de tecnologias que melhoram, de fato, o atendimento pleno à nossa sociedade. Das muitas opções que disponibilizamos, a rapidez e segurança oferecida pelo Pix fez com que a modalidade se tornasse um sucesso. A ferramenta já representa 43% dos meios de pagamentos escolhidos pelo contribuinte para quitar tributos municipais – destacou o secretário.
Para o pagamento via Pix, os contribuintes devem observar as guias emitidas, que apresentam QR Codes programados com data de vencimento e valores a pagar.  A modalidade pode ser utilizada para quitar débitos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), além de todas as taxas municipais.
- A maior vantagem do pagamento via PIX é a baixa imediata do débito, agilizando o atendimento do contribuinte, dando andamento imediatamente em seus processos e permitindo a emissão de certidões – acrescentou Leonardo.
A disponibilidade da ferramenta para o pagamento de tributos municipais foi possível através de parceria entre os setores do Tesouro e Receita, junto ao Banco do Brasil e à empresa Nota Control, que implantou o Gerenciamento Eletrônico de Documentos na Prefeitura de Barra Mansa.