Advertisement

Barra Mansa: Defesa Civil realiza reunião para alinhamento de plano de ação 2023/2024

Encontro, com a participação de diversas secretarias, teve o objetivo de traçar estratégicas para o enfrentamento dos próximos períodos de seca e chuvas



A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Ordem Pública, realizou nesta terça-feira, dia 16, uma reunião para o alinhamento do plano de ação 2023/2024. O encontro, realizado no Parque de Saudade, contou com a participação do coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, do secretário de Manutenção Urbana, César de Carvalho, além de representantes das secretarias de Educação; Planejamento Urbano; Saúde; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Assistência Social e Direitos Humanos; Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; Guarda Municipal; e gabinete da vice-prefeita.
O secretário de Ordem Pública, capitão Daniel Abreu, falou da relevância do trabalho preventivo. “O plano é de fundamental importância para preparar as ações de resposta a eventos adversos e cenários de risco que possam surgir. Isso mostra que trabalhamos de forma organizada e com planejamento”, disse o secretário.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, o encontro também serviu para a atualização dos protocolos de ações do órgão. “Nós nos reunimos para alinhar os trabalhos a serem realizados durante os próximos períodos de seca e chuva. Falamos sobre a implementação de sistemas de monitoramento dos rios e dados pluviométricos, além da reativação do programa ‘Defesa Civil do Amanhã’, que, em parceria com a secretaria de Educação, consiste em um curso para alunos do município e, assim, conscientiza a população através das crianças”, pontuou João Vitor.
Outro assunto abordado durante a reunião diz respeito ao trabalho em conjunto com as secretarias e órgãos. “Quando trabalhamos em sinergia e com planos preventivos estabelecidos as respostas são mais assertivas. Um ponto importante é estarmos preparados para os incidentes, com isso, vamos iniciar um trabalho em conjunto com a Guarda Ambiental para a fiscalização de áreas suscetíveis a incêndios florestais, visto que identificamos que os pontos que mais sofreram com os deslizamentos tinham o histórico de queimadas, que ocasionaram degradação do solo e geraram os graves transtornos”, disse o coordenador, acrescentando que o trabalho de monitoramento preventivo colaborou para que Barra Mansa não tivesse o registro de tragédias.
- Nós temos todas as áreas de risco mapeadas, em parceria com o Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ). avaliamos todos os pontos e conseguimos evitar desastres como os que ocorreram em Petrópolis e no litoral paulista – lembrou.

Plano de contingência
Outro ponto destacado durante a reunião foi a oficialização do plano de contingência do município, que já foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros.
- Desde 2021 Barra Mansa tem um plano de contingência municipal, elaborado a partir de uma solicitação da Defesa Civil Estadual e pelo Corpo de Bombeiros. Anterior a isso nós tínhamos um plano de ações, que servia para determinar as ações da Defesa Civil. Então, a nossa intenção é transformar o plano de contingência, que já teve aprovação dos Bombeiros, em um documento oficial, como já são o plano diretor e o plano de mobilidade urbana. Dessa forma, vamos pautar as possíveis ações futuras, para que os próximos agentes e coordenadores tenham um protocolo de como agir em situações de crise – detalhou João Vitor.