Advertisement

Audiência Pública: Barra Mansa conclui agenda referente à Lei Paulo Gustavo

Mais de cem agentes culturais estiveram presentes, além de presidentes da Fundação Cultura, do Conselho Municipal de Cultura e da Câmara Municipal

 

A Prefeitura de Barra Mansa promoveu na terça-feira, dia 16, uma Audiência Pública para dar seguimento à implantação da Lei Paulo Gustavo no município. O evento aconteceu no Parque Natural Municipal de Saudade e foi uma realização da gestão municipal através da Fundação Cultura.

No encontro foi apresentado um plano de ação à sociedade civil e às autoridades. O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, explicou objetivo da audiência:

- Chegamos ao último momento com participação popular para a construção do plano de ação da Lei Paulo Gustavo. Foram realizadas diversas reuniões setoriais, desde o primeiro semestre do ano passado até a última semana. Com a Consulta Pública, e agora com a Audiência Pública, Barra Mansa encerra um intenso processo de escuta e orientação popular para garantir um plano de ação democrático e transparente – ressaltou Bravo.

O presidente da Fundação Cultura ainda pontuou como será o transcorrer das atividades daqui em diante. “A previsão é que o município encaminhe ainda nesta semana o plano de ação ao Ministério da Cultura, para que haja uma avaliação e aprovação dos recursos da Lei Paulo Gustavo”, informou.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura e professor de capoeira do Grupo Guardiões do Quilombo, Augusto Hernandes, destacou que a lei vem para valorizar os produtores culturais, seja qual for sua área. “Estamos trabalhando desde o ano passado nas políticas culturais com a intenção da aplicação da Lei Paulo Gustavo. Temos conhecimento do tanto que os profissionais da área tiveram seu trabalho afetado na época da pandemia e essa lei chega para reconhecer e valorizar essa árdua rotina que o artista ou o produtor tem”, enfatizou. Augusto ainda exaltou a importância de dialogar com a sociedade, ressaltando que todo o processo foi democrático.

O vereador e presidente da Câmara, Paulo Sandro Soares, compareceu ao evento e parabenizou a Fundação Cultura bem como os setores culturais. “Quero cumprimentar aqui o Conselho de Cultura e estendo a todos os conselheiros que fazem parte. Também o presidente da Fundação Cultura de Barra Mansa, Marcelo Bravo. A Lei Paulo Gustavo está resgatando a cultura não somente em nosso município, mas em todo país, pois, é uma lei federal. Fico muito feliz de ver a audiência cheia com muitas pessoas de diferentes setores do segmento cultural. Aproveito para dizer que a Câmara está de portas abertas a vocês e buscaremos realizar o que for possível para incentivar a cultura”, declarou.

A gerente de Turismo de Barra Mansa, Bhela Santos, também esteve na Audiência, que contou ainda com a presença de representantes da sociedade civil e produtores culturais que atuam em música, artesanato e conteúdos audiovisuais, além de conselheiros que compõem o Conselho Municipal de Cultura.