Advertisement

Universitário se torna ‘campeão brasileiro de rabiscos’ e garante vaga no Mundial

 

Phellipe Aguilar, da Ibmec RIO, supera mais de 31 mil projetos de todo o País e avança à fase internacional do Red Bull Doodle Art, na Holanda, em maio

Campeão brasileiro do Red Bull Doodle Art, Phellipe Aguilar posa ao lado da sua obra (Crédito: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

 

Criativos, divertidos e inspirados desde aspectos do dia a dia até o que viesse à mente naquele instante, 40 desenhos despretensiosos de todo o País se tornaram protagonistas de uma exposição de arte para celebrar a final brasileira do Red Bull Doodle Art, o ‘Mundial de Rabiscos’, no último final de semana. Diante de mais de 31 mil inscrições, o estudante universitário Phellipe Aguilar, da Ibmec Rio, abusou da criatividade ao unir suas paixões em um doodle estilizado para se sagrar o campeão nacional e garantir vaga na final internacional, em Amsterdã, que contará com a presença de 60 nações, em maio.
 

“Eu gosto bastante de skate, bicicleta e de pizza. Aliás, eu tenho uma pizzaria com o meu irmão, na garagem da casa da minha mãe, no Vidigal. No doodle, eu trouxe vários elementos, como o símbolo que representa alquimia, uma referência ao flower bike man, que é um homem holandês que perdeu a esposa e, depois, passou a andar com uma bicicleta florida para remeter à ela, entre outros… Então, é uma viagem completa”, afirma o campeão, que demorou cerca de seis horas, sem parar, para concluir o projeto. “Agora, na etapa mundial, eu quero me divertir, representar o Brasil, mostrar um pouco do que eu amo e conhecer novos artistas”, completa.
 

O pódio do Red Bull Doodle Art ainda foi composto por Giovanna Bars, estudante da USP, e pelo desenhista Ismael Castro, segundo e terceiro colocados, respectivamente. As obras finalistas foram avaliadas pelos artistas Mauro Martins, que dá aula sobre doodles e já fez exposições pelo mundo, como na Elephant Parade, Lilian Farrish e Ana Carolina Iannaccone. Eles julgaram aspectos como criatividade, habilidade artística e a forma como o desenho conta a sua história. Apaixonada por estilizar a sua lixa de skate com arte, a skatista olímpica Yndiara Asp foi uma das ilustres convidadas.
 

Agora, Aguilar, de 26 anos e que cursa Publicidade e Propaganda na Ibmec Rio, ganhará mentoria de um renomado profissional, terá a sua obra transformada em NFT e viverá uma imersão futurista na Europa. A final nacional do Red Bull Doodle Art aconteceu no Amata, em São Paulo, e foi organizada pela Hit Makers, que fez as exposições de Frida Kahlo e obras de Bansky. O evento ocorreu no simbólico 'Dia Mundial do Desenhista'. Para conferir todos os projetos inscritos, basta acessar o link.

 

Conheça mais sobre o Mundial de Rabiscos
 

O Red Bull Doodle Art é uma competição global que capacita uma nova geração de artistas, convidando estudantes e criativos de todos os lugares a deixarem suas mentes viajarem por meio de rabiscos. Na edição de 2023, as oportunidades incluem a visibilidade do seu trabalho, orientação artística e uma vaga na Final Mundial em Amsterdã, onde juízes renomados selecionarão o vencedor do evento.
 

Essa é a quarta edição do Red Bull Doodle Art, que já desembarcou no Brasil em 2012, 2014 e 2017. A atual vencedora mundial é a japonesa Ayaka Toyomasu, que produziu uma arte 3D.
 

O que é um Doodle?
 

Em linhas gerais, um doodle é um desenho bastante simples, cujo significado pode ser concreto ou abstrato, dependendo do autor. As linhas ou formas são aleatórias e carregadas de personalidade. “Eu apostei em um projeto multifaces, pois simbolizam expressões, em sua maioria alegres, para que possam, de alguma forma, contagiar os espectadores com a presença. E isso nasce durante a obra, durante uma pessoa que para, olha e elogia, outra que puxa conversa… tudo isso surge na hora”, conta Ramar Gama, relembrando a sua obra vencedora, em 2014.

 

Para mais informações:

Kaíque Ferreira - 11 97652-6096 - kaique@melinatavares.com.br
Guiomar Barbuto - 11 98811-8565 - guiomar@melinatavares.com.br
Lucas Rato - 11 96115-6870 - lucas@melinavares.com.br