Advertisement

Mutirão já realizou mais de 300 cirurgias dermatológicas no Hospital do Retiro, em Volta Redonda

Ação vai até o mês de maio com previsão de atender cerca de 700 pessoas que aguardam pelo procedimento

 

O mutirão de pequenas cirurgias dermatológicas do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), o Hospital do Retiro, em Volta Redonda, já conta com 333 procedimentos realizados. Com a meta de beneficiar cerca de 700 pessoas, a ação acontece até o mês de maio e é voltada para usuários da rede municipal de saúde que aguardam pela cirurgia.

 

“O mutirão é para atender quem está aguardando na fila de espera. Estamos realizando cirurgias constantemente na unidade, de segunda a sexta, após as 16h, e nos fins de semana, para reduzir o tempo de espera para as próximas demandas”, explicou a diretora-geral do hospital, Márcia Cury.

 

De acordo com a direção do Hospital do Retiro, das 333 cirurgias realizadas até o momento, 15 pacientes dos que passaram por cirurgia e solicitaram biópsia já estão em tratamento contra o câncer – o que demonstra a importância da retomada do serviço para a identificação precoce de tumores cancerígenos.

 

Mutirão

 

A equipe do mutirão é coordenada pelo cirurgião-geral Reginaldo Marcello Júnior, e formada por mais quatro cirurgiões: um geral, dois plásticos e um dermatológico. As cirurgias são ambulatoriais, feitas em salas apropriadas e os pacientes contam ainda com equipe técnica do centro cirúrgico do hospital. Os pacientes são orientados sobre os cuidados no pós-operatório e recebem alta logo após o procedimento.

 

A maioria das cirurgias é para retirada de lipomas, um tumor benigno; carcinomas, tumores que se originam de células da pele; nevos, manchas ou pintas na pele; cistos, que são nódulos subcutâneos; e queloides, calombo que aparece pelo excesso de colágeno (proteína), resultante do processo de cicatrização exacerbada em uma ferida.

 

“Essa intensificação no número de cirurgias do Hospital do Retiro, assim como acontece no São João Batista (HSJB), mostra o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em reduzir as filas de espera por procedimentos no SUS (Sistema Único de Saúde). Um trabalho que vem dando resultados e, o mais importante, oferecendo saúde de qualidade a quem mais precisa”, destacou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.