Advertisement

Inovações para diagnóstico e tratamento da dor serão discutidas no Congresso de Raciocínio Clínico Avançado

O Congresso RCA360 apresentará as mais variadas aplicações do método, como em casos de escoliose, disfunção da ATM, dores crônicas, dor pélvica, hérnias de disco, cefaleias tensionais, entre outras, que afetam cerca de 60 milhões de pessoas no país - 37% da população.

O diagnóstico das dores físicas será tratado durante o Congresso de Raciocínio Clínico Avançado (RCA), que acontecerá e São Paulo, entre os dias 14 e 16 de abril. Realizado pela Dra Wlakyria Fernandes, criadora do método que formou milhares de profissionais de fisioterapia no Brasil e no mundo, o evento contará com palestras e mesas redondas sobre as principais patologias que acometem os pacientes com dores, abordando atualizações sobre a aplicação do método RCA360 em diversas áreas. Dados da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), afirmam que ao menos 37% da população brasileira, relatam sentir dor de forma crônica, como a popular dor nas costas ou dor na coluna e cefaleia. O RCA é um evento que destaca a importância do método terapêutico que avalia o paciente integralmente, trata a causa do problema e é capaz de realinhar o organismo.

Conhecido como a Nova Fisioterapia, o método RCA usa como base teórica a precisão da anatomia corporal para uma avaliação assertiva da dor. Essa metodologia é uma ferramenta importante para pacientes que buscam tratamentos eficazes, embasados cientificamente e com resultados rápidos na eliminação da dor e na reabilitação física. O evento será realizado em São Paulo e reúne profissionais e especialistas da área para discutir e trocar experiências sobre o tema. Com mais de 7.000 alunos em todo o Brasil e em mais de 14 países, o método RCA360 avalia o paciente de maneira integral e é capaz de descobrir a causa da dor na primeira sessão, por meio do realinhamento orgânico e de uma avaliação sistêmica. “Antigamente, a fisioterapia tratava apenas o local da dor e da inflamação, mas hoje ela evoluiu e temos condições e conhecimento para avaliar e tratar a causa do problema, gerando assim, um tratamento mais assertivo e resolutivo”, esclarece a fisioterapeuta.

O Congresso RCA360 apresentará as mais variadas aplicações do método, como em casos de escoliose, disfunção ATM, pós-operatório de quadril, pediatria, dores crônicas, dor pélvica, primeiros socorros, dores viscerais, hérnias de disco, cefaleias tensionais, dor nociplástica, neurologia, respiratória, geriatria, PO de ortognática e na aplicação do Pilates. Entre os palestrantes do evento, que acontecerá no Blue Tree Transatlântico, haverá diversos profissionais que se especializaram no método RCA sob a orientação da Dra. Walkyria, e atualmente atendem seus pacientes e ensinam a outros profissionais. O diagnóstico da dor é abordado por meio da observação atenta e de profundo conhecimento científico da estrutura corporal. A partir de desenhos anatômicos no corpo humano, o fisioterapeuta analisa as correlações de músculos e outras estruturas para descobrir a causa da dor já na primeira sessão. A Dra. Walkyria explica que a comunicação é o primeiro passo na aplicação do RCA360. Ela explica que o fisioterapeuta aplica um roteiro de avaliação com as perguntas corretas em que raciocina em cada resposta do paciente e isso lhe mostra algo importante a ser avaliado no corpo a ser tratado.

Dados da Dor

Dor na coluna, dor de cabeça, torção, hérnia de disco -- são diversos tipos de dor que atingem o ser humano ao longo da vida. Todo mundo conhece alguém que já sofreu ou sofre com algum tipo de dor. Dados das entidades responsáveis provam como a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), que afirma que ao menos 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, relatam sentir dor de forma crônica, como a popular dor nas costas, responsável por mais 10,54% dos afastamentos do trabalho e pedido de entrada no benefício do INSS. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que 80% dos adultos irão sofrer pelo menos uma crise aguda de dor nas costas durante a vida, sendo que 90% das pessoas poderão ter mais de uma vez. Tratar a dor pode ser um desafio para pacientes afetados. Muitas vezes a pessoa passa anos em busca de medicamentos e tratamentos até descobrir a causa do problema.

Serviço:

Congresso de Raciocínio Clínico Avançado (RCA)

Data: de 14 a 16 de abril de 2023

Hora: das 09h às 18h

Local: Blue Tree Transatlântico - Av. Cecília Lottenberg, 130 -- Chácara Santo Antônio (Zona Sul), São Paulo -- SP