Advertisement

FESTA LITERÁRIA DE SANTA TERESA COMPLETA 15 ANOS COM HOMENAGENS A AILTON KRENAK E SONIA ROSA

 





Evento realizado pelo CEAT e que, anualmente, leva mais de 10 mil pessoas ao Parque das Ruínas, em Santa Teresa, terá tributos aos

100 anos da Portela e ao escritor Millôr Fernandes


Tradicionais restaurantes de Santa Teresa estarão presentes na gastronomia da FLIST e no Circuito Gastronômico do evento



O Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT) realiza, nos dias 06 e 07 de maio, das 10h às 18h, a 15ª edição da Festa Literária de Santa Teresa, a FLIST, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. O público poderá escolher entre dezenas de atrações - com mais de 200 pessoas se apresentando - ligadas à literatura, artes plásticas, artesanato, música, teatro e dança. A curadoria da FLIST preparou um evento voltado para pessoas de todas as faixas etárias, uma festa literária pensada para que as famílias possam se divertir juntas.


“A 15ª edição de uma festa literária é algo a se comemorar muito. Ao longo dos últimos anos, homenageamos mais de 30 autores e ilustradores, fizemos tributos a 52 autores e instituições e apresentamos mais de 2 mil atrações. Em 2023, escolhemos homenagear Ailton Krenak, importante pensador indígena, escritor, produtor cultural e pacifista, e a autora negra Sonia Rosa, professora, mestre e pesquisadora em relações étnico-raciais e defensora da literatura negro-afetiva. E teremos também um tributo aos 100 anos de Portela. Será um evento muito especial, com foco na diversidade, inclusão e com uma enorme representatividade popular”, explica Ninfa Parreiras, curadora da FLIST.   


Homenagem ao centenário da Portela

A Portela será homenageada em toda a programação da FLIST, incluindo uma roda de conversa, o Sarau Azul do Infinito e a apresentação do grupo Prata da Casa cantando sucessos da azul e branca de Madureira e Oswaldo Cruz. O espetáculo músico-teatral “Da ancestralidade afro-brasileira ao samba-enredo” acontecerá no sábado, 12h. No mesmo dia, às 14h, acontece uma apresentação musical batizada simplesmente como “Homenagem à Portela”. No domingo, às 12h, acontece a atividade literária-musical: Roleta Portelense, uma espécie de programa de auditório. O bate-papo 100 anos de Portela terá a participação de Rogério Rodrigues, Diretor Cultural da escola, e de Dandara Luanda, do Departamento Cultural. O Sarau Azul do Infinito terá apresentações literárias, musicais e artísticas (bordados e pinturas). E a FLIST contará, ainda, com as crianças do GRCESM Filhos da Águia, a escola de samba mirim da azul e branco.


A Portela será homenageada ainda com artes em grafitti, criadas por alunos do Ensino Médio do CEAT. Além disso, a professora Theka Galvão estará à frente da atividade “Bordando o Azul do Infinito” e receberá artistas bordadeiras convidadas.


Sustentabilidade

A sustentabilidade e a biodiversidade não ficarão de fora da FLIST 2023. No domingo, às 10h, o Instituto Brasileiro de Biodiversidade, o BrBio, promove o bate-papo “Conservação da biodiversidade costeira e marinha: o que tenho a ver com isso?”, com a participação da jovem ativista ambiental, Clara Pszczol e das biólogas marinhas Camila Meireles e Fernanda Casares.


Diversidade

Em uma festa literária que terá Ailton Krenak como homenageado, os temas indígenas estarão presentes em todo o evento. Dois bons exemplos são o bate-papo “Um Mergulho na Literatura, Oralidade e Cultura Indígena”, com a autora Lucia Tucuju e a professora Luciana Tupinambá, às 11h, no domingo, dia 07. Também no domingo, às 12h, acontece o “Maraka: canto, dança, bate-papo e exposição de artes”, com o líder indígena Urutau Guajajara e o coletivo da Aldeia Marakanã. A homenagem a Krenak acontece logo depois, das 13h às 15h, com a presença de amigos e de representantes do projeto Selvagem.


No dia 06, sábado, professores e coordenadores da Comissão das Revistas em Braile, debatem a produção de materiais pelo Instituto Benjamin Constant.


Em seguida, no dia 06 de maio, às 11h, o encontro Quintal da Língua Portuguesa, em comemoração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa (dia 05 de maio), conta com o autor guineense, Eliseu Banori, e com a participação de diferentes leitoras da sua obra. É uma atividade que traz o protagonismo negro e fortalece a produção de artistas africanos em língua portuguesa.


No mesmo dia, às 12h, acontece o debate sobre a Literatura Negro-Afetiva e o Letramento Racial, mais uma homenagem à Sonia Rosa, aos seus livros e à educação.


No dia 06, sábado, às 15h, o Instituto Nacional de Educação de Surdos, o INES, promove a oficina “Transbordando entre palavras, poemas, língua de sinais e imagens”, com os coordenadores do Grupo Artegestoação.


No dia 07, domingo, às 15h, o ex-aluno ceatiano, multiartista, Miguel Prazeres, vai lançar o livro A Arte do Guardião Silencioso. Mig, como é carinhosamente chamado, é neurodivergente e contou com o suporte da família para o design da obra.


Mulheres em foco

A homenagem à Sonia Rosa acontecerá no sábado, dia 06, às 13h, com bate-papo com a autora e autógrafos de livros. Pouco antes, às 11h, o grupo Tecer Histórias, formado por professoras do Período Integral do CEAT, promove uma roda de leitura. Às 12h, acontece a apresentação e os autógrafos de livros: Chama das histórias o Brasil contato por mulheres, com a compilação de Camila Costa e a presença das autoras.


Outras atrações

Este ano, pela primeira vez, a FLIST contará com um planetário inflável, e um telescópio para as crianças. A Poesia do Chá promete ser um sucesso, com sabores e perfumes. Há chás que estão sendo preparados há meses, com raízes e folhas dos povos originários brasileiros e de matrizes africanas.


Gastronomia

Na gastronomia da festa literária, o destaque vai para o Café que funciona no Parque, Mandala Residência Gastronômica; o Coletivo Amesanta, Adega do Pimenta, Alda Maria Doces Portugueses, Café do Alto, Le Petit Pain e City Burger; e o Botequim do Samba. Expositores com acessórios, brinquedos, bijus, plantas, sabonetes, customização de abadás e camisetas.


O evento contará também com um Circuito Gastronômico, com a criação por 10 restaurantes do bairro de pratos inspirados em autores(as) e livros. Participam da iniciativa a Adega do Pimenta, Alda Maria Doces Portugueses, Aprazível, Armazém São Joaquim, Café do Alto, Esquina de Santa, Modernistas, Novo Oeste, Portella Bar, Tribas e Sobrenatural.


Livros e caderninhos

A FLIST contará com a Livraria Bloks para cobrir os autógrafos, os lançamentos e novidades, além das editoras Paulus e Paulinas. Para quem gosta de escrever, não vão faltar caderninhos artesanais do Infinito.


Serviço

Datas e horários: 06 e 07 de maio, das 10h às 18h

Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa)

Entrada gratuita

Classificação livre

Realização: Centro Educacional Anísio Teixeira - CEAT