Advertisement

EXPOSIÇÃO CELEBRA OS 118 ANOS DA PONTE VELHA

Evento organizado pelo Arquivo Histórico será no dia 17 de abril


O Cartão Postal de Resende, a Ponte Nilo Peçanha, conhecida como Ponte Velha, celebra 118 anos de sua inauguração, no dia 16 de abril. E pensando nisso, a Prefeitura de Resende, por meio do Arquivo Histórico Municipal, prepara uma exposição sobre o tema, na segunda-feira, dia 17, das 9h às 17h, na própria ponte. O evento apresentará um pouco da longa história de um dos mais importantes monumentos de Resende.


De acordo com o Arquivo Histórico Municipal, a exposição visa resgatar a importância histórica da Ponte Nilo Peçanha para o desenvolvimento de Resende.


A Ponte Velha foi construída em estrutura metálica importada da Bélgica e trazida de navio para o Brasil, a Ponte Velha foi inaugurada em 16 de abril de 1905. A construção foi considerada um marco no desenvolvimento de Resende, pôs fim a um verdadeiro drama enfrentado pelos moradores que precisavam atravessar o Rio Paraíba do Sul utilizando as antigas pontes de madeira, que periodicamente eram carregadas pelas enchentes.


O nome oficial da ponte, Nilo Peçanha, é uma homenagem ao presidente do Brasil na época, que veio a Resende especialmente para a inauguração.


De acordo com o diretor do Arquivo Histórico, Angelo Tramezzino, a exposição conta com 10 banners que ficarão expostos na extensão da ponte. A ponte foi tombada como patrimônio histórico municipal e estadual pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) e pela Prefeitura de Resende.


-O munícipe que fizer o trajeto da ponte no dia 17 encontrará um pouco da história e curiosidades sobre o monumento que faz parte de nossa paisagem há 118 anos - disse Angelo Tramezzino.