Advertisement

Divulgada a lista preliminar de aprovados no concurso da Agenersa


Resultado garante o preenchimento das 50 vagas em disputa. Com novos servidores, agência dobrará de tamanho em pouco mais de um ano.



A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou o resultado preliminar das provas do 1º concurso público da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa). Dos mais de cinco mil inscritos, 612 foram aprovados para preenchimento das 50 vagas imediatas e cadastro de reserva. A expectativa é que a posse dos classificados aconteça ainda no primeiro semestre. Com a vinda deles, a Agenersa chegará a 170 profissionais, mais do que o dobro do que tinha no início de 2022. O concurso é o primeiro da história do órgão, que passa pela maior transformação desde a sua criação em 2005. 


A seleção faz parte do plano da Agenersa de aperfeiçoar a fiscalização e a qualidade dos processos regulatórios e demais atividades administrativas da agência, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados pelas empresas reguladas em saneamento e energia. Com a licitação do saneamento no Estado, depois que concessionárias privadas assumiram os serviços antes prestados pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), a Agenersa ampliou seus quadros com a servidores cedidos por outros órgãos, a maioria engenheiros e profissionais de direito, economia e contabilidade. Reforçou principalmente as Câmaras de Saneamento (Casan) e de Política Econômica e Tarifária (Capet), a Procuradoria e a Ouvidoria.

Das 50 vagas, 30 são para especialista em regulação (nível superior), dez para analista técnico (nível superior) e outras dez para assistente de regulação (nível médio). O concurso teve 191 aprovados para analista técnico, 275 para assistente técnico e 146 para especialista em regulação. Como previsto por legislações estaduais e federais, 35% das vagas serão destinadas a cotas, sendo 5% para pessoas com deficiência, 20% a negros e indígenas, e 10% para aqueles com hipossuficiência econômica. 


Os candidatos têm até esta terça-feira (04/04) para apresentar recursos contra o resultado preliminar da prova objetiva. A FGV foi contratada pela Agenersa para organizar o processo seletivo, cujas provas foram realizadas dia 05 de março deste ano. Os 5.240 inscritos tiveram os conhecimentos e competências testados em diversas disciplinas, tais como língua portuguesa, raciocínio lógico, diferentes áreas de engenharia, administração, matemática financeira e noções de direito. 


Veja aqui o resultado preliminar do concurso (https://conhecimento.fgv.br/sites/default/files/concursos/338_agernesa-resultado-preliminar-objetiva.pdf)



As carreiras


O especialista de regulação é um profissional de nível superior com perfil para atuar nas câmaras técnicas. Cabe a ele a inspeção, fiscalização e o controle da prestação de serviços públicos e de exploração dos mercados regulados. Também é encarregado da implementação de políticas e realização de estudos e pesquisas das respectivas atividades do ambiente regulado. Suas atribuições também incluem formulação e avaliação de planos, programas e projetos, elaboração de normas, planejamento e coordenação de ações de fiscalização de alta complexidade.


O analista técnico, também de nível superior, é responsável por atividades administrativas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da agência reguladora. Dentre suas principais atividades estão operar a gestão institucional de forma integrada às estratégias governamentais, além de executar atividades de logística, orçamento, contratos, compras, recursos humanos, custos e outras áreas da administração pública.


Já o assistente técnico é um cargo de regulação de nível médio que deve executar atividades de pesquisa, informática, assistência e administração de pessoal, administração de material, controle e preservação do patrimônio, sob orientação superior. Também deve dar apoio à administração financeira, de pessoal, material, documentação, informática, comunicação, patrimônio e serviços gerais.