Advertisement

Cursos na área da saúde são os mais procurados por estudantes que ingressam na graduação

Carreiras como enfermagem, medicina e psicologia ganharam ainda mais evidência no período pós-pandemia
 

A pandemia colocou em evidência algumas especializações na área da saúde. Atualmente, observa-se um maior interesse por cursos de graduação como medicina, enfermagem, biomedicina e psicologia. De acordo com uma pesquisa do Google, 34% dos estudantes que querem ingressar no ensino superior em 2023 pretendem se matricular em cursos da área de saúde. Em seguida, aparecem os cursos de Humanas, com 22%, e Negócios, com 19%.


Para a diretora da Faculdade Anhanguera de Niterói, Marcia Aparecida da Silva, o aumento do interesse por esses cursos foi provocado, especialmente, pela valorização desses profissionais, durante a pandemia. “A área de saúde está em constante evolução e inovação, e é fundamental que os profissionais de saúde se mantenham atualizados sobre as mais recentes tecnologias e descobertas em sua área”, pontua.


Com discussões sobre doenças e tratamentos cada vez mais em evidência, aumenta também a exigência na qualificação de profissionais, que precisam de capacitação para lidar com os desafios do cenário pós-pandêmico. Nesse sentido, é importante estar atento sobre qual instituição estudar e analisar alguns critérios, como referências sobre a qualidade do ensino, se a faculdade é cadastrada no Ministério da Educação, se participa das principais provas de avaliação e se realiza com frequência os exames de proficiência que medem o desempenho dos alunos nos últimos semestres.


“É fundamental que nossas universidades ofereçam cursos de saúde de alta qualidade para preparar os alunos para enfrentar os desafios de saúde atuais e futuros”, acrescenta Aparecida.


Para a diretora, o aquecimento no mercado se justifica, também, pela preocupação das pessoas com o autocuidado. A população está mais atenta à importância de consultas periódicas com diferentes profissionais, diagnósticos e exames adequados e hábitos de vida saudáveis. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o segmento de planos de saúde manteve o crescimento e, em dezembro de 2022, o setor totalizou 50.493.061 usuários em planos de assistência médica, o maior número desde dezembro de 2014.


“Esses cursos não apenas beneficiam os estudantes e suas futuras carreiras, mas também têm um impacto significativo na saúde e no bem-estar da sociedade como um todo”, completa.


Os cursos de saúde oferecidos pela Anhanguera têm duração de 6 a 10 semestres. A infraestrutura da instituição conta com laboratórios presenciais e virtuais e um acervo de biblioteca com milhares de títulos. Os estudantes cumprem horas obrigatórias de estágio durante a graduação, para aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
 

O corpo discente, supervisionado por professores, participa do atendimento de saúde à população, nas clínicas-escolas de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Odontologia e nos Laboratórios Escola Análises Clínicas (LEAC), presentes em várias unidades da Anhanguera. Os serviços são oferecidos por meio de taxa social, para contribuir com a sustentabilidade da ação e contemplar as comunidades locais, como parte da estratégia de ESG da instituição.
 

Sobre a Anhanguera


Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.


A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.


Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 117 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.


Acesse o site e o blog para mais informações.