Advertisement

CoordJuv de Volta Redonda promove primeira edição do ‘Universitário Sangue Bom’ de 2023

Primeiro grupo esteve no hemonúcleo no Hospital São João Batista na manhã desta segunda, 10; campanha vai até o fim da semana

A Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv) de Volta Redonda promove nesta semana a primeira edição do ano da “Universitários Sangue Bom”, campanha de doação de sangue, realizada em parceria com Associações Atléticas, Diretórios Acadêmicos e Centros Acadêmicos. O primeiro grupo esteve no Núcleo de Hemoterapia, que funciona no Hospital São João Batista, nesta segunda-feira, 10. A campanha segue até sexta-feira, 14, e o objetivo é incentivar a doação de sangue entre os jovens e mobilizar os estudantes a se tornarem doadores periódicos.

O “Universitário Sangue Bom” tem apoio da Guarda Municipal de Volta Redonda que disponibiliza o transporte para os universitários, saindo de pontos de encontro pré-determinados, normalmente da própria escola. A campanha obedece ao calendário estabelecido pelo hemonúcleo, com data e horário marcados e respeitando o limite de 20 pessoas por dia. 

A coordenadora de Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, lembrou que a campanha está no calendário oficial do órgão e prevê duas edições ao ano. “Para participar basta entrar em contato pelo whatsapp da CoordJuv (24) 99290-3212. Doar sangue é um processo fácil, rápido, seguro e solidário”, afirmou.  

A campanha ainda abrange o morador de Volta Redonda que faz faculdade em outro município e também os estudantes que fazem o curso no município, mas estão na cidade de origem. 

“Basta fazer a doação no município que está. Faça contato que ajudamos a encontrar o Banco de Sangue mais próximo. Publique uma foto marcando a @coordenadoriadajuventudevr e a sua faculdade para somar com a nossa campanha”, explicou Larissa. 

Seja um doador periódico

A captação no Núcleo de Hemoterapia do Hospital São João Batista é feita das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica. Qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos pode ser doador, sendo que os menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis. Não é preciso estar em jejum, mas é necessário estar em boas condições de saúde.  

A mulher pode doar até três vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações. O homem pode doar até quatro vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.