Advertisement

CONSÓRCIO LIDERADO PELA ENEL X APRESENTA A MELHOR OFERTA NO LEILÃO DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE ITANHAÉM



Luz de Itanhaém, consórcio formado também pela empresa Selt Engenharia, venceu o leilão de PPP organizado pelo município e pela Caixa Econômica Federal;
 

Resultado será anunciado após avaliação técnica e jurídica da proposta;
 

Esse será o quinto parque de iluminação pública operado pela Enel X no Brasil.

 

São Paulo, 20 de abril de 2023 -- A Enel X Brasil, linha de negócios global do Grupo Enel ativa nas áreas de fornecimento e eficiência de energia, apresentou hoje (20) a melhor oferta do leilão de parceria público-privada de Iluminação Pública do município de Itanhaém, em São Paulo. O leilão, realizado pelo município e pela Caixa Econômica Federal, prevê a assinatura de um contrato de 13 anos para a administração do parque de iluminação pública. A Enel X integra, em conjunto com a empresa Selt Engenharia, o consórcio Luz de Itanhaém, e será responsável por modernizar e gerenciar o sistema de iluminação pública da cidade. Este é o quinto projeto de PPP que a companhia vai operar no país, alinhado à estratégia da Enel X de investir em iluminação pública no Brasil com tecnologia e eficiência. Com a inclusão de Itanhaém no portfólio, a companhia alcança a marca de mais de 145 mil pontos de iluminação pública gerenciados no país. A empresa já administra os parques de iluminação dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, ambos em Pernambuco, Cataguases, em Minas Gerais, e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

O investimento no projeto é de mais de R$ 45 milhões, de acordo com o valor previsto no edital, com cerca de 30 mil pontos de iluminação pública a serem modernizados em LED. O contrato prevê ainda a expansão do número de pontos de iluminação no município. A expectativa é que mais de 19% do total de luminárias seja equipado com tecnologia de gestão remota via Telecontrole. A empresa também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais. A meta é que as ações de modernização resultem em redução de consumo de energia de cerca de 61,46%, de acordo com o edital. O projeto prevê ainda a instalação de iluminação de destaque distribuído entre igrejas, praças, passarelas e alameda no decorrer do contrato.

Nossa chegada em mais um município brasileiro é uma realização importante, em linha com a missão da Enel X de alcançar posição de destaque neste mercado. Ainda existem no Brasil muitos sistemas de iluminação pública urbana ineficientes para a população em geral. É uma realidade que traz impactos negativos, como a baixa qualidade luminosa, interrupções frequentes e níveis de consumo muito alto, que geram despesas desnecessárias. Nossa parceria com a administração pública de Itanhaém vai transformar a infraestrutura de iluminação, tornando a cidade mais segura, moderna e eficiente”, afirma Francisco Scroffa, presidente da Enel X no Brasil.

Tecnologias avançadas no mercado de iluminação pública

A Enel X é o principal competidor no segmento de iluminação pública e responde por cerca de 3 milhões de pontos de luz no mercado global. A empresa planeja crescer neste mercado no país utilizando tecnologias que permitem, além de ganhos de eficiência energética, menos falhas frequentes e trazem aumento da sensação de segurança graças a ambientes mais iluminados e valorizados. Toda a operação é gerenciada por meio de uma plataforma e aplicativos integrados. O monitoramento em tempo real permite programar manutenção preventiva ou corretiva em casos de falha, otimizando rotas e oferecendo informações ao município paralelamente ao monitoramento da operação.

Também é possível criar cenários específicos para programar a dimerização da iluminação ou desligar um circuito com segurança para determinados eventos, além de aumentar a vida útil dos componentes por dimerização (redução dos fluxos luminosos) em casos de pouca movimentação ou por meio de horários programados.

Sobre a Enel X

Enel X é a linha de negócios global de serviços avançados de energia do Grupo Enel. Como líder global no desenvolvimento de soluções inovadoras para apoiar a transição energética, a Enel X oferece aos consumidores, empresas e cidades uma oferta modular e integrada construída em torno das necessidades do cliente, promovendo a eletrificação e a digitalização como impulsionadores da criação de novo valor. A Enel X gerencia serviços de resposta à demanda, com 8,2 GW de capacidade total, instalou 65 MW de armazenamento behind-the-meter (antes do medidor) e mais de 3 milhões de lâmpadas para iluminação pública em todo o mundo. Além disso, oferece serviços de energia para cerca de 64 milhões de clientes todos os dias. O ecossistema de soluções da Enel X inclui ativos para otimização e autoprodução de energia, soluções premium para eficiência energética e ofertas de energia competitivas e flexíveis, com o objetivo final de ajudar os clientes a desenvolver seus próprios roteiros de energia.

No Brasil, a companhia está comprometida em fornecer soluções tecnológicas inovadoras e serviços de valor agregado com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica, o consumo consciente e eficiente de energia e a transição para um sistema energético global mais sustentável em benefício de clientes residenciais, empresas e cidades.

Sobre a Selt Engenharia

A Selt Engenharia atua nas áreas de eletricidade, iluminação pública, consultoria, projetos, construção e manutenção de plantas, subestações e linhas de transmissão de até 525kV.