Advertisement

Brasil e Portugal celebram acordo para instalação da Escola Portuguesa de São Paulo

Documento integra pacote de 13 atos assinados pelo presidente Lula e o primeiro-ministro português, António Costa

 

Autoridades brasileiras e portuguesas em Lisboa: parceria. Foto: Ricardo Stuckert/ PR

 

Brasil e Portugal assinaram, neste sábado, 22/4, um acordo destinado à instalação e funcionamento da Escola Portuguesa de São Paulo -- Centro de Ensino da Língua e da Cultura Portuguesa (EPSP-CELCP).
 

O documento integra um pacote de 13 atos assinados pelo presidente Luiz Inácio da Silva e o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, que, no campo da educação incluem, ainda, a concessão de Equivalência de Estudos no Brasil (Ensino Fundamental e Médio) e em Portugal (Ensino Básico e Secundário).
 

» Declaração conjunta: Portugal e Brasil, uma parceria para o futuro
 

» Lista e íntegra dos atos assinados entre Portugal e Brasil
 

O Governo de São Paulo já cedeu à República Portuguesa, em cerimônia realizada em 2017, um edifício da rede estadual de educação de São Paulo, com vista à instalação da Escola Portuguesa de São Paulo, no bairro de Sumaré.
 

A instalação da escola pretende contribuir para a oferta de ensino de qualidade na capital paulista, constituindo-se, ainda, como um agente formativo de base cultural portuguesa acessível a toda à população, garantindo o direito à educação e à cultura e a uma igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares.
 

“O que estamos fazendo aqui em Portugal é dizendo ao povo português que nos sentimos em casa quando estamos em Portugal. Portugal, para nós, não é um país estrangeiro. Portugal é uma extensão da nossa casa chamada Brasil e eu acho que o Brasil é a extensão da casa chamada Portugal”, afirmou o presidente Lula.
 

Os documentos foram assinados em Lisboa, depois da participação do presidente Lula na reunião plenária da XIII Cimeira Luso-Brasileira, principal reunião bilateral entre os dois países, realizada no Centro Cultural de Belém.
 

A Escola Portuguesa de São Paulo tem como objetivos: reforçar os laços culturais e linguísticos existentes entre os dois Estados; disponibilizar à população em idade escolar o seu projeto educativo, contribuindo para a qualificação das crianças e dos jovens através da oferta curricular seguindo as orientações curriculares para a educação pré-escolar e dos planos curriculares dos ensinos básicos e secundários em vigor no sistema educativo português e promover o ensino do português e a difusão da língua e da cultura portuguesas.
 

A instituição pretende ainda contribuir para a educação e formação ao longo da vida; promover uma educação inclusiva e socialmente responsável; garantir uma oferta educativa inovadora a nível tecnológico e metodológico; assegurar a formação de adultos e a formação docente, através, entre outras medidas, da criação de um Centro de Ensino e da Língua e Cultura Portuguesa (CELP).
 

Brasil e Portugal se comprometem a adotar, com a máxima brevidade, toda a legislação necessária para dar cumprimento ao acordo sobre a Escola Portuguesa de São Paulo.