Advertisement

Avon promove oportunidades de empreendedorismo no mercado da beleza para comunidade LGBTQIAP+ na 5ª Edição do Contaí Summit


Marca realizou debate apresentado pelo influenciador Murilo Lorran sobre venda por
relacionamento em evento focado em empreendedorismo para a comunidade LGBTQIAP+


Nesta quinta-feira (06), a Avon realizou o painel “Olha de Novo para a Oportunidade de Empreender com a Beleza” no Contaí Summit, evento criado com o objetivo de impulsionar e ampliar a visibilidade do empreendedorismo e projetos da população LGBTQIAP+. Agora, em sua 5ª edição, a iniciativa aconteceu no WTC Events Center, em São Paulo, com o tema “Encontro de mulheres LGBTQIAP+ que empreendem” e viabilizou palestras e debates sobre gênero, negócios e comunicação.

 

Eva Pires, Fernanda Scozzafave e Murilo Lorran durante o debate sobre empreendedorismo na Beleza

 

Além de ser uma das marcas patrocinadoras do evento, a Avon reuniu o influenciador de beleza e humorista Murilo Lorran, sua diretora executiva global de Marca e Inteligência de Mercado Fernanda Scozzafave, e sua Representante da Beleza Avon e travesti, Eva Pires, para um debate sobre venda por relacionamento como oportunidade de empreender, de maneira acessível, no mercado de beleza, diante dos desafios enfrentados por pessoas LGBTQIAP+ que desejam ter seu próprio negócio e construir suas carreiras.


Murilo destacou que o empreendedorismo é um caminho que muitos integrantes da comunidade LGBTQIAP+ buscam devido à falta de apoio familiar e da discriminação no mercado de trabalho. “O apoio das empresas à comunidade é muito importante, especialmente porque são pessoas que desde cedo não têm suporte, inclusive de suas famílias. Sempre ouvimos desde cedo que companhias não querem nos entrevistar e contratar”, explicou.


Já Eva confirmou essa perspectiva por meio de sua experiência como mulher trans, que precisou deixar o mercado de trabalho tradicional quando decidiu iniciar sua transição de gênero e encontrou, na Avon, uma alternativa. “Comecei a dar aulas de dança, mas, durante a pandemia, não podia trabalhar. A Avon virou a minha principal fonte de renda, me trouxe a oportunidade de sobrevivência. Quando você é trans, você aprende a não sonhar. Meu sonho é ser professora e hoje consigo pagar minha faculdade de pedagogia graças ao retorno financeiro que tenho com meu trabalho para a marca. Vale muito a pena. Só depende de você e do tempo que você vai disponibilizar para o seu negócio”.


De acordo com uma pesquisa realizada pela Almapp BBDO, 54% das empreendedoras LGBTQIAP+ atuam no mercado de moda e beleza. Além disso, 48% relataram dificuldades em seus negócios por serem mulheres.


Fernanda ressaltou, justamente, como a venda por relacionamento pode ser uma oportunidade para empreender no mercado da beleza brasileiro, que é o quarto maior do mundo, segundo o Euromonitor International. “É um segmento gigantesco, que movimenta mais de 40 bilhões de reais no Brasil, com mais de 50% de suas vendas voltadas para cosméticos e cuidados pessoais, onde a maioria das empreendedoras são mulheres”. Além disso, iniciar na atividade está cada vez mais simples. “Antigamente, a venda por relacionamento era feita de porta em porta, mas a Avon se adaptou ao novo contexto social. Temos aplicativos para gerenciamento de negócios, lojas virtuais, revistas digitais e oferecemos mais de 600 cursos sobre o assunto. Não precisa ser expert, ter currículo ou educação formal. Buscamos ser um ecossistema de prosperidade para ampliar os negócios das Representantes, ao mesmo tempo em que somos uma plataforma de bem-estar para que você tenha crescimento pessoal e conquiste seus sonhos”.


Sobre a Avon

Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa.

 

Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site.