Advertisement

3a EDIÇÃO DO SAQUAREMA SURF FESTIVAL SERÁ DE 24 A 30/4 E SE CONSOLIDA COMO MAIOR FESTIVAL DE SURFE NA AMÉRICA DO SUL

 

 

- 3ª edição consecutiva do festival acontece entre 24 e 30 de abril e reunirá grandes nomes do esporte, entre eles atletas da elite, campeões mundiais e a nova geração
 

- Serão três competições: QS 5.000 (único do Brasil), Longboard Pro e Pro Junior
 

- Em memória a Leo Neves, o evento superou o número de inscritos da edição passada, já são 215 atletas confirmados


 

 


 

São Paulo, abril de 2023 -- A praia de Itaúna (RJ) será palco, a partir do dia 24 de abril, do Saquarema Surf Festival, evento apresentado pela Prefeitura de Saquarema e em memória ao ídolo local Leo Neves. O evento acontecerá até o próximo dia 30, na Capital Nacional do Surf. O maior festival de surfe da América do Sul chega a 3ª edição consecutiva superando o número de inscritos do ano passado, já são 215 atletas confirmados entre nomes consagrados do esporte e os da nova geração. Com realização da 213 Sports, vertical de esportes da V3A, o evento é chancelado pela World Surf League Latin America e terá transmissão ao vivo pelo site da World Surf League e também pelo TikTok da WSL Brasil.
 

O Saquarema Surf Festival reúne três competições distintas, que irão pontuar para os rankings regionais 2023/2024 da WSL Latin America -- Qualifying Series, Longboard Pro e Pro Junior - para as categorias masculina e feminina, que são realizadas com o princípio de igualdade na premiação para homens e mulheres. Trata-se da única etapa do WSL Qualifying Series do país com pontuação máxima de 5.000 pontos da temporada, onde serão disputadas vagas para o Challenger Series 2024 (divisão de acesso para a elite mundial). Entre os atletas confirmados estão Lucas Silveira, Ryan Kainalo, Mateus Herdy (Campeão Mundial Junior da WSL 2018), ex-tops do Championship Tour Ian Gouveia, Peterson Crisanto, Alex Ribeiro, Wiggolly Dantas, Raoni Monteiro e também o Campeão Mundial de Ondas Gigantes, Lucas Chumbo Chianca, Cauã Costa (Campeão do Saquarema Surf Festival 2022), Sophia Medina (Campeã do Saquarema Surf Festival 2021) e Isabelle Nalu.
 

No Longboard Pro, destaque para o bicampeão mundial Phil Rajzman, que competiu 25 anos na elite mundial. Entre outros atletas da modalidade estão Evelin Neves, Ayllar Cinti, Matias Maturano e Rodrigo de Souza.
 

Já no Pro Junior Sub-20, estão em jogo 1.000 pontos para os rankings e confirmados até o momento 68 atletas, muitos da nova e promissora geração do surfe nacional, entre eles, Cauã Costa (bicampeão do Saquarema Surf Festival e bicampeão sul-americano do Pro Junior), Ryan Kainalo (Campeão Junior Pro no WQS Punta Rocas Pro 2023), Heitor Muller, Gabriel Klaussner, Laura Raupp e Tainá Hinckel (Vice-Campeã do Saquarema Surf Festival 2022).
 

"O Saquarema Surf Festival já faz parte do calendário da WSL Latam há três anos e veio para ficar. Serão três eventos, o QS 5.000, o Longboard e o Pro Junior, com igualdade de premiação para homens e mulheres, com atletas consagrados e os da nova geração e isso faz o surfe crescer ainda mais", afirma Ivan Martinho, presidente da WSL Latin America.
 

Atletas do Centro de Treinamento Léo Neves são os convidados do festival
 

O Saquarema Surf Festival vai muito além da competição. Dedicado inteiramente ao surfe e ao estilo de vida da comunidade saquaremense, o evento mantém a tradição de revelar ídolos para o mundo. Neste sentido destaca-se o trabalho que vem sendo realizado pelo Centro de Treinamento Leo Neves que atende gratuitamente atletas iniciantes e profissionais entre 10 a 20 anos e valoriza os talentos locais. Inaugurado em 2021, o CT foi batizado em homenagem ao surfista carioca falecido em 2019, bicampeão brasileiro e que fez parte da elite mundial.
 

“É como muita satisfação que chegamos a 3ª edição como o maior festival de surfe da América do Sul e consolidamos o Saquarema Surf Festival no cenário do surfe atraindo grandes nomes do esporte e, sobretudo, fomentando a nova geração de surfistas que não tem oportunidade de competir em eventos internacionais”, afirma Pedro Dau de Mesquita, sócio-diretor da 213 Sports. “Assim como nas edições anteriores, cedemos todas as vagas de convidados para surfistas locais de Saquarema e, neste ano, em especial teremos quatro atletas do Centro de Treinamento Leo Neves, representando a cidade na categoria Pro Junior: Rafael Lutfy, Rickson Falcão, Allany Tuze e Sofia Tinoco”, completa.
 

Além dos quatro citados acima, são convidados também pelo evento Valentin Neves (filho de Léo Neves), Arthur Máximo, Tais Almeida, Kayane Reis, Anderson Silva e Maria Mari, todos de Saquarema.
 

A praia de Itaúna é considerada o Maracanã do Surf e recebe anualmente eventos de peso que somam pontos para rankings mundiais e da América Latina. “Receber pelo terceiro ano consecutivo o maior festival de surfe da América do Sul, é um privilégio, pois temos a oportunidade de levar o nome, a marca Saquarema para centenas de países. Junto, divulgamos nossa cultura, nossa gente, gastronomia e belas paisagens”, afirma a Prefeita de Saquarema, Manoela Soares.
 

A 3ª edição do Saquarema Surf Festival é apresentada pela Prefeitura de Saquarema, tem patrocínio da G-SHOCK Brasil com apoio da New Era Brasil, Garytos e Cerveja Enseada. Parceiro institucional Feserj (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro) e ASS (Associação de Surfe de Saquarema). Realização 213 Sports, vertical de esportes da V3A. Evento licenciado pela WSL Latin America.
 

Sobre a 213 Sports - Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.
 

Sobre a WSL - A World Surf League (WSL) promove as principais competições de surfe no planeta, coroando os campeões mundiais desde 1976, com os melhores surfistas do mundo se apresentando nas melhores ondas do mundo. A WSL é composta por uma divisão de Circuitos e Competições, que supervisiona e opera mais de 180 eventos globais a cada ano; pela WSL WaveCo, que produz as melhores ondas artificiais de alta performance; e pela WSL Studios, com produções independentes de conteúdos e projetos com e sem roteiros. Para mais informações, visite o site da World Surf League.