Advertisement

RESENDE ABRE INSCRIÇÕES PARA O II SALÃO DAS ARTES AGULHAS NEGRAS

Artistas plásticos interessados podem se inscrever de forma presencial até 5 de maio, no Museu de Arte Moderna de Resende


A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abriu as inscrições para o II Salão das Artes Agulhas Negras. Os artistas plásticos da região do Médio Paraíba poderão inscrever seus trabalhos até o dia 5 de maio, apenas de forma presencial no Museu de Arte Moderna, de terça a sexta-feira, das 12h às 16h.


O Salão das Artes foi criado em 2022 com o objetivo de incentivar as produções artísticas da região. Nesta edição de 2023 podem se inscrever artistas plásticos de Resende, Itatiaia, Quatis, Porto Real, Barra do Piraí, Barra Mansa, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda. As inscrições podem ser individuais e de grupos de artistas, cuja produção tenha autoria coletiva.


O II Salão das Artes selecionará oito obras artísticas inéditas que irão compor a exposição. Conforme o edital, os interessados poderão se candidatar para as seguintes categorias: Pintura, Desenho, Ilustração, Gravura; Escultura/Objeto/Instalação; Fotografia; Jovem Artista. Ainda de acordo com o edital, para a categoria Jovem Artista, os artistas plásticos menores de 18 anos devem apresentar, no dia da inscrição, uma autorização assinada e reconhecida em cartório pelos seus responsáveis.


Uma Comissão Julgadora selecionará e avaliará as obras inscritas seguindo os critérios de qualidade técnica, relevância estética e conceitual, originalidade, criatividade e pesquisa.


-Este é o segundo Salão das Artes Agulhas Negras e buscamos com o concurso incentivar as produções artísticas da região, estimular e revelar a criatividade artística. Assim como fomentar e promover o intercâmbio entre os artistas e facilitar o acesso do público às artes e cultura em geral - disse o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan.


O edital completo do concurso pode ser conferido no site institucional da Prefeitura (www.resende.rj.gov.br) e através do link: https://resende.rj.gov.br/conteudo/downloads/EDITAL-2023-SALAO-DAS-ARTES-AGULHAS-NEGRAS.pdf . Os resultados serão publicados em Boletim Oficial do Município e divulgados no site institucional e redes sociais da Prefeitura de Resende e da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.


Mais informações podem ser obtidas com a Coordenação do MAM-Resende, de terça a sexta-feira, das 12h às 16h, pelo telefone: (24) 336-4470 ou pelo e-mail: mam.resende@gmail.com .