Advertisement

Semana de atividades socioeducacionais marca início das atividades do Pré-Vestibular Cidadão do MEP-VR


Começam nesta segunda-feira (27) e se estendem até o próximo sábado (4) as atividades socioeducacionais integrantes do Pré-Vestibular Cidadão do MEP-VR, que integram o processo de acolhimento dos novos estudantes ao mesmo tempo que apresentam a eles noções de cidadania, ética, justiça social, entre outros. Na ocasião também é apresentada a pedagogia de ensino do curso preparatório.

Durante a semana, os estudantes terão contato com ex-estudantes do curso que hoje estão exercendo profissões; visitarão a Câmara Municipal de Volta Redonda, onde acompanharão uma sessão; conhecerão a Justiça Eleitoral; debaterão questões socioambientais e sobre a democracia; e encerrarão as atividades em um seminário sobre Paulo Freire junto de um almoço comunitário.

O Pré-Vestibular Cidadão do MEP-VR busca atender os mais vulneráveis, como a cubana naturalizada brasileira Yori Soledad, que deseja estudar História da Arte na Uerj. “Já tinha começado a estudar o curso em meu país, mas não concluí. Aqui pretendo continuar. Devemos aproveitar as oportunidades, como esta do MEP, e correr atrás dos nossos sonhos”, declarou.

De acordo com o conselheiro e membro da equipe da secretaria do MEP, Pedro Paulo Vidal, os estudantes além de se prepararem para a faculdade percebem na vivência do curso a responsabilidade social coletiva. “Eles desenvolvem a visão de acolher os mais pobres, os mais humildes. Na semana de integração, que começa nesta segunda, eles poderão ampliar sua formação cidadã e humanitária”, ponderou.

O Pré-Vestibular Cidadão é uma das atividades permanentes do MEP-VR. Ele busca atender jovens e adultos que não possuem condições de acessar cursos do gênero pagos. O PVC-MEP atua no bairro Niterói, em Volta Redonda, há 20 anos e em 2019 estendeu suas atividades também para o bairro Retiro, também no município.