Advertisement

Secretaria de Educação está finalizando os preparativos para as aulas em tempo integral

A Secretaria Municipal de Educação está acertando os últimos preparativos para o início do ensino em tempo integral nas Escolas Fernando Octávio Xavier, em Penedo e Professora Maria José de Aquino e Professor Pedro de Souza Rangel, na Vila Odete.  

O novo sistema funcionará a partir do dia 06,porém,inicialmente nos meses de fevereiro e março, os estudantes passarão por um período de adaptação em relação ao horário e só cumprirão o período integral completo, ou seja, das 07h30 às 16h, a partir do mês de março.  

De acordo com o secretário da pasta, João Miguel Villas-Boas, a Secretaria de Educação elaborou uma matriz escolar inclusiva .  

 - O ensino integral conta com atividades nos dois. Pensamos em uma matriz escolar que seja moderna e inclusiva e que não seja voltada apenas para as modalidades tradicionais, mas para atividades transversais, como culturais, esportivas, artísticas, entre outros. Vamos ter parcerias de outras secretarias, mas internamente estamos adequando a nossa rede para oferecer aulas de dança, música com o coral, artes maciais, entre outros – explicou o secretário.  

Conforme lembrou João Miguel, o Plano Municipal de Educação impõe que 30% da rede de ensino seja integral e existe também a Lei Municipal de Reforço Escolar que obriga a usar o contraturno para complementar o tempo de aula.  

- Para iniciarmos esse trabalho, no segundo semestre do ano passado realizamos uma reunião com os pais e adesão foi majoritária. Vale explicar que no ensino integral a criança pode estudar matemática, aprendendo robótica, português com contação de estórias, tudo pode ser um complemento do ensino, finalizou.  

A programação da Secretaria de Educação é implantar em 2024 o sistema de Ensino em Tempo Integral em todas as escolas de Educação Infantil e Fundamental I.