Advertisement

Rede Municipal: mais de 4 mil alunos retornaram às aulas, nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (06), os mais de 4 mil alunos da rede municipal de ensino retornaram às salas de aula, divididos em 24 unidades escolares. Estudantes e famílias iniciam as atividades escolares com o apoio de aproximadamente 1200 servidores. Uma das novidades desse ano é a implantação do período integral em três escolas: na Fernando Octávio Xavier, em Penedo e na Professora Maria José de Aquino e na Professor Pedro de Souza Rangel, na Vila Odete.  

- Estamos em período de adaptação para o período integra e daqui um tempo começaremos a cumprir o horário das 07h30 às 16h. O ensino integral traz inúmeros benefícios e acreditamos que a experiência será muito positiva. Pensamos em uma matriz escolar que seja moderna e inclusiva e que não seja voltada apenas para as modalidades tradicionais, mas para atividades transversais, como culturais, esportivas, artísticas, entre outros – explicou o secretário de Educação João Miguel Villas-Boas.   

A programação da Secretaria de Educação é implantar em 2024 o sistema de Ensino em Tempo Integral em pelo menos 50% das escolas de Educação Infantil e Fundamental I. De acordo com João Miguel, além disso, a Educação Ambiental será destaque na grade curricular de todas as unidades escolares, reforçando a importância da preservação do meio ambiente.  

Segundo a Secretaria de Educação, o trabalho de limpeza e manutenção das unidades escolares vai prosseguir no mês de fevereiro. Algumas escolas passaram por podas e capinas, reposição e troca de pisos, dentre outras intervenções pontuais de reforma e manutenção, além de pintura de salas de aula. Por fim, as caixas d'água das unidades escolares foram limpas para garantir a segurança e saúde de todos.  

Pela primeira vez uma empresa especializada em limpeza de caixas d’água foi contratada para realizar, de seis em seis meses, este serviço, com testes mensais que vão aferir a qualidade da água consumida em todas as unidades da rede.  

Insumos de limpeza e parte do material didático já foram entregues à Educação. A expectativa é de que os materiais didáticos sejam entregues ainda no primeiro semestre.  

- O retorno às aulas em Itatiaia é um passo importante para o desenvolvimento educacional e pessoal dos jovens, e a administração municipal trabalha para garantir a melhor infraestrutura e recursos para essa missão – acrescenta o secretário de Educação.