Advertisement

Prefeitura de Volta Redonda segue nas ruas limpando e amenizando impactos dos temporais

Equipes de Infraestrutura atuam na remoção de barro e detritos em áreas mais afetadas. Turbidez na água do Rio Paraíba do Sul afeta abastecimento


A Prefeitura de Volta Redonda segue realizando limpeza nas vias da cidade na manhã desta quinta-feira (23), e atuando para amenizar o impacto das fortes chuvas dos últimos dias, como a que ocorreu na noite dessa quarta-feira (22). Equipes da secretaria de Infraestrutura (SMI) seguem nos bairros desde a madrugada, presente principalmente nas áreas mais afetadas, inclusive as que registraram alagamentos, efetuando a limpeza e manutenção. De acordo com a Defesa Civil do município, o Rio Paraíba do Sul reduziu a sua cota para 2,20 m acima do nível normal (panorama das 19h dessa quarta), após chegar a 3,23 m nos últimos dias.


Os profissionais da SMI atuam na remoção do barro, recolhimento de detritos e galhos de árvores, e limpando áreas que apresentaram alagamentos durantes os temporais. Entre os locais mais afetados estão a Avenida Nossa Senhora do Amparo (entre os bairros Voldac, Santa Cruz e Santa Rita do Zarur), e áreas dos bairros Barreira Cravo e Aero Clube.


Além da intensificação da limpeza das vias afetadas pelas chuvas, a secretaria de Infraestrutura segue com os trabalhos de rotina pela cidade, com a programação de remoção de entulhos; desobstrução, limpeza e troca de ralos; tapa-buraco; reparos, entre outros serviços, atendendo vários bairros.


Turbidez na ETA Belmonte afeta abastecimento


O Saae-VR pede aos moradores que economizem água ao longo desta quinta-feira. A Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Belmonte está operando com capacidade reduzida desde as 4h30, após ter sua operação interrompida por volta das 0h15, por conta por conta da turbidez alta no Rio Paraíba do Sul – condição da água com quantidade excessiva de partículas em suspensão. A presença dessas partículas afeta a propagação da luz pela água e, dessa forma, provoca a falta de transparência no recurso que é essencial aos organismos vivos.


É o terceiro dia consecutivo que o fenômeno da turbidez ocorre. De acordo com a equipe técnica do Saae-VR, normalmente a turbidez em períodos sem chuvas constantes varia de 80 a 300 UT, sendo que nesta madrugada o índice chegou a 1500 UT.


Com o abastecimento afetado em toda a cidade, a autarquia orienta que a população economize água, priorizando o consumo humano e evitando desperdícios. Os moradores que estiverem sem água podem acionar a autarquia através do número 115.