Advertisement

Ginecologista orienta as mulheres sobre cuidados com a saúde íntima no Carnaval

 

Com os dias de folia se aproximando, é importante reforçar os cuidados com a saúde íntima da mulher. A ginecologista Dra. Danielle Lessa, do ECO Medical Center, separou 5 orientações fundamentais para que as mulheres possam aproveitar o calor do carnaval sem preocupações.


1 - Não use protetor diário em todos os dias de calor.

Quando a região íntima fica abafada por muito tempo, as chances de uma infecção vaginal ou candidíase são muito maiores. O recomendado é usar calcinhas que permitam a transpiração vaginal.


2 - Mantenha-se hidratada! 

Durante o carnaval é comum as pessoas reduzirem o consumo de líquidos para evitarem os banheiros químicos nos dias de folia. “Não ingerir a quantidade de líquidos necessária aumenta as chances de infecções urinárias. Uma dica para manter a higienização caso seja necessário usar um banheiro químico é levar lenços de papel na bolsa”, orienta a ginecologista.


3 - Não exagere nos doces.

O consumo excessivo de alimentos açucarados pode provocar um desequilíbrio na flora vaginal e aumentar a incidência de infecções. Prefira uma alimentação balanceada com frutas e saladas.


4 - Respeite o período de troca dos absorventes.

Se estiver menstruada nos dias de carnaval, não fique muito tempo com absorvente interno e externo sem fazer a devida troca. “Ficar longos períodos sem trocar o absorvente, principalmente nesse calor, pode aumentar o risco de assaduras, irritação na pele e infecção. Uma alternativa seria o uso dos coletores menstruais que são muito mais higiênicos e provocam menos reações no local”, explica a ginecologista.


5 - Use preservativo nas relações sexuais.

“É importante lembrar que o anticoncepcional não protege a mulher das infecções transmitidas por contato sexual. Por isso, use camisinha e se proteja no carnaval”, finaliza Danielle.


O Eco Medical Center oferece mais de 35 especialidades médicas em um único local, as consultas podem ser agendadas pelo site ou pelo aplicativo. O centro médico esta localizado em Curitiba, no bairro Água Verde, ao lado da IPO e atende os principais planos de saúde do país.