Advertisement

Expedição inédita percorre o litoral do Rio de Janeiro para promover educação ambiental para crianças

 

Luiza Perim, idealizadora do projeto, durante ação com crianças na praia de Imbetiba, em Macaé (RJ)


Rio de Janeiro, 1° de fevereiro de 2023 -- Durante aproximadamente 45 dias, a partir do dia 02 de fevereiro, em uma canoa polinésia à vela desenvolvida especialmente para a atividade, cerca de 100 remadores irão se revezar em um trajeto, com saída de Macaé, até chegar em Paraty. A expedição, organizada pelo Projeto Vou de Canoa, iniciativa patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil (FTB), irá percorrer o litoral carioca com paradas em algumas praias onde reunirá crianças, da rede pública de ensino, que irão viver a experiência completa da ação. Passeios na canoa, experiências sensoriais com elementos naturais da coleção de curiosidades marinhas do Vou de Canoa, e atividades lúdicas de educação ambiental com foco na preservação dos mares, fazem parte do circuito educativo.

Em um percurso que irá passar por 15 municípios, cerca de 250 crianças serão impactadas na 1ª edição da Expedição Vou de Canoa, que também marca a transferência da exposição do acervo do projeto do Museu de Arqueologia de Itaipu para a Casa da Cultura de Paraty e para o Forte Defensor Perpétuo, onde ficará exposto por tempo indeterminado. A expedição é protagonizada pela bióloga e idealizadora do Projeto Vou de Canoa, Luiza Perin, e o historiador Wagner Cataldo, que desenhou e construiu a canoa. “Essa expedição materializa e dá vida ao nome do Projeto Vou de Canoa, é a manifestação de seu propósito, em que ‘vamos de canoa’ na missão de sensibilizar crianças para a nossa mensagem”, afirmou Luiza.
 

A canoa construída para a expedição foi inspirada nas antigas canoas de travessia do povo polinésio, com casco duplo, propulsão a vela e uma plataforma central capaz de suportar o peso de toda a tripulação. “A canoa é um elemento cultural de grande valor e representa a bandeira de uma importante reflexão sobre a preservação dos mares”, disse Cataldo, que representa a marca Kanaloa Va’a Saquarema como apoiadora da ação. A embarcação tem capacidade para 12 pessoas, mas a tripulação contará, também, com remadores de clubes parceiros, que participarão da viagem em sistema de revezamento, com trocas de equipes em todas as paradas para pernoite e para os eventos educativos.

 

Sobre o Projeto Vou de Canoa

O Projeto Vou de Canoa é um programa educativo que tem a Fundação Toyota do Brasil como principal patrocinadora e utiliza a canoa polinésia como ferramenta para a transformação socioambiental. Atua por meio de três pilares: educação, esporte e cultura, e é voltado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 1300 alunos já foram impactados pelos projeto, que é ligado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, com foco na ação contra a mudança global do clima.


Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada há 13 anos, a Fundação Toyota do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover, por meio dos projetos que apoia, a preservação e defesa do meio ambiente, educação para o exercício da cidadania, ajuda humanitária e promoção e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. Atualmente, a Fundação apoia projetos de norte a sul do país. Todos estão conectados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.