Advertisement

Comitê Intersetorial de Controle e Combate às Arboviroses é desenvolvido em Barra Mansa

Objetivo é realizar ações de prevenção e de combate ao Aedes Aegypti


A Prefeitura Municipal de Barra Mansa criou nesta quarta-feira, dia 15, o Comitê Intersetorial de Controle e Combate às Arboviroses, durante evento realizado no Parque Municipal de Saudade, no bairro Saudade. A reunião contou com representantes de diversas secretarias municipais para discutir as primeiras ações do grupo.  
O Comitê tem como finalidade realizar um trabalho em conjunto entre a Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), além de outros setores do município.  
Cada categoria, por meio de seus representantes, será responsável por contribuir com o domínio das elaborações desenvolvidas pelo comitê para possibilitar a diminuição da proliferação dos mosquitos causadores das arboviroses, que são doenças virais. As mais comuns na região são a dengue, a chikungunya e a zika, transmitidas principalmente pelo mosquito Aedes aegypti.
De acordo com a Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, os níveis de arboviroses no município estão baixos neste ano. Com o comitê, espera-se que este nível seja mantido ou até diminuído. Isso porque, em determinadas épocas do ano, há maior proliferação dos mosquitos e até criação de novas cepas.
Com a criação do comitê, será possível a prevenção deste tipo de caso, conforme explicou o supervisor de Vigilância Ambiental, Antônio Marcos Rodrigues.
“Estamos criando uma parceria e vamos começar a acompanhar intersetorialmente a quantidade de casos para realizar as ações mais efetivas que devem ser feitas para evitar a proliferação dos mosquitos”, disse.