Advertisement

Cerca de 15 mil turistas devem visitar Itatiaia nos cinco dias de carnaval

Com a proximidade do Carnaval, muitos turistas aproveitam o feriado prolongado para viajar e dentre os lugares mais procurados nessa época está o município de Itatiaia, que é considerado um dos principais destinos turísticos do país.  

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, cerca de 15 mil pessoas devem visitar a cidade no feriado de carnaval, incluindo os turistas que ficam hospedados, aqueles que ficam em casa de parentes e amigos, e visitantes que apenas passam o dia em uma das localidades.  

De acordo com o levantamento feito pela pasta, até está segunda-feira (06), a taxa de ocupação nos hotéis e pousadas gira em torno de 70%. Porém, existe uma previsão de crescimento de 10% entre sexta-feira (18) e quarta-feira de cinzas (22). O levantamento apontou também que a maioria dos visitantes vem de cidades como São Paulo, Vale do Paraíba paulista, região metropolitana do Rio e sul de Minas.  

As opções de passeios para quem vem à Itatiaia são as mais variadas, entre elas estão, as visitas ao Parque Nacional de Itatiaia. O Parque, o primeiro criado do Brasil, abriga o Centro do Visitante, onde são exibidas exposições de exemplares da fauna e flora da região. O local também conta com um mirante, piscina natural, picos, morros, prateleiras, lagos, rios e cachoeiras, sendo a mais famosa a Cachoeira Véu de Noiva.  

Outra opção é Penedo, considerada a primeira colônia Finlandesa do país, têm suas tradições mantidas através do Museu Eva Hildén da Cultura Finlandesa e pelo baile típico no Clube Finlândia. O bairro ainda oferece ateliês de artes, bares e uma infinidade de restaurantes com gastronomia variada.  

Outro ponto que merece destaque em Penedo é a natureza representada pelo Pico do Penedinho, onde é possível ver toda a colônia, e as cachoeiras localizadas no Alto Penedo, como a Cachoeira de Deus e o Poço das Esmeraldas, entre outros atrativos.  

Nos bairros Maringá e Maromba, ambos na região de Visconde de Mauá, além da natureza exuberante, paisagens bucólicas e a calmaria interiorana, os visitantes também encontram uma grande variedade de hotéis e pousadas, ateliê de artes, lojas de artesanatos típicos, restaurantes e bares.  

Situadas em altitudes médias de 1.300m, Maromba e Maringá reúnem uma grande diversidade de cachoeiras, passeios ecológicos, além da Igreja de São Miguel, em Maromba.  

Mais informações sobre os atrativos naturais e culturais de Itatiaia encontram-se no site da Prefeitura, no endereço http://itatiaia.rj.gov.br/servico/181/atrativos-turisticos.