Advertisement

ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DA PREFEITURA DE RESENDE CONSEGUIU TIRAR 35 PESSOAS DA SITUAÇÃO DE RUA EM 2022


Serviço atuou com apoio psicológico, de assistência social e direcionamento para uma vida mais digna de acordo com as particularidades de cada acolhido 


O serviço de Acolhimento Institucional da Prefeitura de Resende, fundado em 2019, realizou um balanço dos impactos positivos na vida dos acolhidos em 2022. De acordo com a gestão do serviço, 35 pessoas conseguiram sair da situação de rua através do suporte oferecido no local. 

Os acolhidos passaram por apoio psicológico e de assistentes sociais. Outro trabalho que deu suporte ao abrigo foi a parceria com a rede pública de saúde, através do consultório na rua, que desempenha um papel ativo junto ao abrigo. Alguns dos beneficiados pelo serviço receberam transporte gratuito para algumas cidades, depois de verificado que o transporte levaria o acolhido para um local seguro e acompanhado de outras pessoas próximas. 

O acolhimento também presta suporte aos beneficiados com a alimentação, que conta com café da manhã, almoço, lanche e jantar, além de apoio na higiene com a disponibilidade de produtos como sabonete, shampoo e condicionador. Em alguns casos, há a demanda atendida por regularização de documentos básicos.  

Outro ponto importante durante o direcionamento está na inserção no mercado de trabalho. O acolhimento faz os encaminhamentos junto ao Centro Pop, que atua em parceria com o Sine. 

- Me sinto honrada por saber que somente nesse período tivemos grande êxito e um número muito expressivo de pessoas beneficiadas. Conseguimos fazer diversas garantias de direitos aos usuários que muitas das vezes foram violados. Conseguimos nesse período proporcionar a 35 pessoas uma mudança positiva de vida, com mais dignidade e com o caminho direcionado para buscar condições cada vez melhores de vida. É um serviço de alta complexidade, mas sentimos que estamos no caminho certo – disse a coordenadora do acolhimento, Beatriz Andrade. 

A equipe responsável pelo acolhimento continua fazendo o monitoramento dos acolhidos 6 meses depois da saída. Quando é necessário, o serviço continua auxiliando o usuário em suas demandas. Após esse período, o acolhido passa a ser acompanhado somente pelos serviços do território, que são os Centros de Referência de Assistência Social e os postos de saúde. 

O serviço de acolhimento institucional fica na Rua Pedro Braile Neto, n° 137, no Centro da cidade. O telefone de contato com o local para eventuais dúvidas é o 3381-8672