Advertisement

Procura por viagens de ônibus nas festas de fim de ano


registra crescimento real de 11% em relação ao período pré-pandemia


 


Embora as datas de celebração do Ano Novo e Natal tenham coincidido com fins de semana, movimento de passageiros ultrapassou o volume observado em 2019.


Na comparação com 2021, a última quinta-feira antes do Réveillon teve alta acima dos 40%


 



 


Janeiro de 2023 -- Mais de 500 mil pessoas deixaram a capital de São Paulo, entre os dias 23 e 31 de dezembro de 2022, com destino a diversas regiões do estado, a partir dos terminais rodoviários do Jabaquara, Tietê e Barra Funda. Na comparação com o movimento observado no mesmo período de 2019, o volume de passageiros nas viagens de ônibus pelo Estado de São Paulo aumentou 11,2%, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP) -- entidade que apura e analisa os dados fornecidos pela concessionária Socicam, administradora dos três terminais da capital paulista.

 


Em relação às demandas registrada em 2021 nesses mesmos pontos de partida, o SETPESP revela que o maior pico de passageiros foi registrado na quinta-feira (29) que antecedeu a celebração do Réveillon, com uma alta de 40,9%. À véspera do Natal (24), o crescimento também foi bastante expressivo, quando a demanda de passagens aumentou 30,18%.


 


De acordo com Antonio Laskos, diretor executivo do SETPESP, a tendência é que o percentual de crescimento se mantenha na casa dos 10% ao longo da temporada do verão 2023. “O setor de Turismo está entre os que mais sofreram com as consequências da pandemia da covid-19. Por isso, temos analisado cuidadosamente as oscilações na aquisição de passagens para diferenciar o comportamento relacionado à demanda reprimida pelo coronavírus dos percentuais que representam o real aumento na busca por viagens de ônibus.”



O executivo explica que é importante observar que, diferentemente do calendário de 2022, a celebração das festas nos anos anteriores contou com uma agenda mais favorável às tradicionais emendas de folga. “Em 2022, as datas do Natal e Réveillon aconteceram apenas nos respectivos fins de semana, enquanto os anos anteriores facilitaram a possibilidade de prolongar o descanso por ao menos 4 dias. E esse detalhe também tem um peso relevante na análise do movimento real de crescimento”, destaca.


 


Sobre o SETPESP


Desde 1941, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP) representa as viações de transporte intermunicipal de passageiros no estado. Atualmente, mais de 60 companhias fazem parte da entidade e são responsáveis por levar mais de 120 milhões de pessoas, ao ano, desde o embarque até o destino escolhido. Desse total de passageiros, mais de 13,5 milhões viajam de forma gratuita ou com desconto, de acordo com a legislação vigente, incluindo idosos, pessoas com deficiência, policiais e estudantes. As empresas filiadas ao SETPESP prezam, em primeiro lugar, pela segurança de seus clientes e funcionários, investindo anualmente em tecnologia, gente e inovação.