Advertisement

PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA CALENDÁRIO DO MUTIRÃO DE COMBATE À DENGUE PARA JANEIRO E FEVEREIRO

 

Ação será realizada em cinco bairros em janeiro e mais cinco em fevereiro. Gestão municipal reforça importância de abrir as portas para a equipe 


A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário de janeiro e fevereiro para a realização do mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite doenças da dengue, zika e chikungunya. As ações serão realizadas em cinco bairros a partir do próximo dia 16 e mais cinco em fevereiro. 

O mutirão acontece periodicamente e as primeiras visitas domiciliares acontecem nos dias 16 a 20 de janeiro, no bairro Paraíso, em 2.682 imóveis. Após estas, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses estarão nos bairros Castelo Branco, nos dias 19 e 20; Morro do Cruzeiro, dias 23 e 24; Cabral/Alambari, nos dias 25 a 27; e encerrando o mês no bairro Surubi Velho, no dia 30. 

As atividades continuam em fevereiro. Nos dias 8 e 9, o mutirão percorre o bairro Jardim Beira Rio. Já dos dias 10 ao 13, será a vez do Jardim Alegria. Depois é a vez da Nova Alegria, do dia 14 ao 16, Cidade Alegria do dia 19 ao dia 28 e Alegria II no dia 28, encerrando a sequência. 

Dentre os bairros anteriormente citados, somente o Surubi Velho não contará com retirada de entulhos. Nos demais, a prefeitura orienta os moradores a aproveitar a oportunidade para descartar materiais de entulho para que os caminhões da prefeitura passem recolhendo.  

Em paralelo às visitas domiciliares, uma mobilização conjunta com a Superintendência de Serviço Público realiza a retirada de entulhos durante o período em diferentes bairros. Dentre os bairros mencionados anteriormente, somente o Surubi Velho não contará com a retira dos entulhos inicialmente. Durante todo o ano também são feitas ações de panfletagem e conscientização sobre o combate à dengue. 

- É fundamental que a prefeitura efetue esse serviço itinerante para prevenir e livrar nossa população dos riscos da Dengue. Notamos que os casos aumentaram em 2022 com relação a 2021 e o município vai redobrar essa atenção, sem medir esforços nessa luta. Contamos muito com a colaboração da população, primeiramente tendo os cuidados dentro de casa ao longo de todo ano, mas também abrindo as portas para os agentes - disse o secretário de Saúde, Jayme Neto. 

Confira o cronograma de janeiro: 

Dias 16 a 20 - Paraíso 

Dias 19 e 20 - Castelo Branco 

Dias 23 e 24 - Morro do Cruzeiro 

Dias 25 a 27 - Cabral/Alambari 

Dia 30 - Surubi Velho 

Confira o cronograma de fevereiro: 

Dias 8 e 9 – Jardim Beira Rio 

Dias 10 a 13 – Jardim Alegria 

Dias 14 a 16 – Nova Alegria 

Dias 19 a 28 – Cidade Alegria 

Dia 28 – Alegria II