Advertisement

Ouvidoria Geral de Itatiaia divulga balanço semestral de atendimentos

 

Um balanço apresentado pela Ouvidoria Municipal, relativo aos últimos seis meses, apontou que mais de 52% das manifestações realizadas pelos moradores foram concluídas e resolvidas.    

 

De acordo com Ouvidor Geral do Município, Rodrigo Diego da Silva, durante o período, foram realizados 775 atendimentos, sendo 220 reclamações, 36 sugestões, 210 solicitações, 258 denúncias e 51 elogios. Do total, 409 já foram concluídas, 166 estão em trânsito e 200 estão em aberto.   

O relatório é baseado no número de atendimentos realizados pelos canais digital, presencial e via telefone.   

 

 - Através da Ouvidoria as pessoas podem fazer reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios. Recebemos as manifestações dos cidadãos, interpretamos e encaminhamos aos departamentos responsáveis. Com a Lei 13.460 de 2017, a ouvidoria deverá responder as manifestações de forma conclusiva em até 30 dias contados a partir do seu recebimento. Este prazo poderá ser prorrogado por igual período, desde que haja justificativa expressa, mas procuramos sempre atender o quanto antes, explicou o ouvidor.  

   

Os moradores que desejarem fazer contato com a Ouvidoria podem fazer presencialmente. O atendimento acontece de 2ª a 6ª feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h, na sede localizada no Paço Municipal da Prefeitura, na Praça Mariana Rocha Leão, nº20, Centro. Por telefone os atendimentos acontecem pelos números (24) 3352-2192 e (24) 3352-6777 ramal 225   

 

O setor oferece ainda outras opções de atendimento como o e-mail ouvidoria@itatiaia.rj.gov.br e a Ouvidoria Online, no site da Prefeitura onde o cidadão pode registrar a sua solicitação. Para isso basta acessar o link http://itatiaia.rj.gov.br/ouvidoria preencher o formulário comunicando a necessidade.   

 

 - Vale lembrar que a Ouvidoria é o espaço de participação e controle social, com o objetivo de aprimorar a gestão pública e melhorar os serviços oferecidos. Ela contribuiu com o combate à corrupção, especialmente por meio das denúncias. Todos os servidores que atuam na Ouvidoria se preocupam com a restrição de acesso a identidade do manifestante, mantendo assim o sigilo, explicou.   

 

Além da Ouvidoria Geral, também estão disponíveis outros dois importantes canais para manifestação são eles: a Ouvidoria da Saúde que se encontra dentro do Hospital Municipal e a Ouvidoria do Sus, localizado na Secretaria de Saúde. Os contatos podem ser realizados pelo (24) 3352-5671 ou pelo e-mail ouvidoria.sus@itatiaia.rj.gov.br.   

 

Atualmente Ouvidoria Municipal conta com um quadro formado por três ouvidores e dois estagiários O atendimento pela Ouvidoria do Hospital Municipal é realizado por dois ouvidores e na Secretaria de Saúde, um ouvidor.