Advertisement

Mutirão de saúde oferece atendimento gratuito à população de Aparecida nos dias 18 a 24 de janeiro de 2023

A atividade faz parte do Programa Expedições Científicas e Assistenciais e é realizada por alunos e docentes da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em parceria com a prefeitura de Aparecida


Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) é uma iniciativa voluntária dos alunos dos cinco cursos de graduação — Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e em Sistemas Biomédicos — da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e que tem como objetivo levar assistência médica para cidades com demanda na área da saúde.

Junto com os alunos e professores, médicos e enfermeiros voluntários da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) também participam da expedição, a fim de amparar e supervisionar os alunos. O evento é gratuito e aberto à população de Aparecida. A equipe conta com 26 especialidades médicas, além da realização de exames de coleta e imagem durante a semana do PECA.

O prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira, relata que tem as melhores expectativas quanto ao PECA, principalmente no que se refere aos atendimentos ao município. “Acreditamos que o projeto irá proporcionar atendimentos de qualidade, com profissionais de ponta, em especialidades que o município, ainda, não consegue oferecer para nossa população”, diz.

Além de levar auxílio médico à população, o PECA também influencia positivamente na formação de profissionais da saúde, conscientizando-os de suas responsabilidades sociais e reforçando a importância do atendimento humanizado.

De acordo com o diretor da FCMSCSP, o professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, esta edição será um divisor de águas na sua magnitude e sua importância para a cidade de Aparecida e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Já para o vice-diretor da Instituição e professor orientador do PECA 2023, professor Dr. Irineu Massaia, as expectativas para este ano são as de superar todas as ações assistenciais e educacionais.

“Esperamos o máximo de experiências em gestão de saúde por parte de nossos acadêmicos, bem como o melhor e mais abrangente atendimento médico e multiprofissional em atenção primária em comparação aos últimos anos pré-pandemia” diz. “Será um evento ímpar de grande impacto social positivo e que marcará a presença da nossa Faculdade na cidade e vice-versa”, reforça o professor Irineu Massaia.

Como participar
Para participar, basta levar documento de identificação do paciente, carteirinha do SUS, carteira de vacinação e ir ao local com máscara. No caso de crianças, é necessário levar documento de identificação, carteirinha do SUS, carteirinha de vacinação e caderneta da criança. Também é recomendado levar lanches e garrafinhas de água, visto que as consultas ocorrem o dia todo.

Os voluntários trabalharão com um sistema de senhas limitadas por dia: serão 80 senhas de manhã, sendo uma por família. Já no período da tarde, os atendimentos serão por disponibilidade. Para Luísa Soares, estudante de medicina da FCMSCSP e presidente do Programa Expedições Científicas e Assistenciais 2023, este sistema terá como objetivo atender a população de Aparecida com dedicação e muito cuidado.

Durante a semana do PECA também acontecerá o Santa Maluquice, um programa de extensão da Faculdade, em que alunos levam alegria aos corredores do Hospital Pediátrico da Santa Casa. No caso da expedição, a atividade acontecerá com crianças a partir de três anos de idade, sob autorização do responsável legal, para que o adulto possa passar em consulta mais tranquilamente.

Além dos atendimentos na UPA e as atividades com as crianças, o  PECA contará, também, com rodas de conversas com diversos grupos etários.

Programação:
Roda de conversas com pais de adolescentes
Tema: lidando com a adolescência
21 de janeiro das 8h às 9h30
Local: Auditório da Rua Pedro Maria Fillipo - Vila Mariana

Roda de conversa com mulheres

Dias 19, 22 e 23 de janeiro às 16h15
Local: a ser confirmado

Serviço: 
Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) 2023
Datas: 19 a 24 de Janeiro de 2023
Horário: Das 8h às 17h
Local: UPA Aparecida, localizada na Rua Maria Amélia Barreto - Vila Therezinha - Aparecida (SP)
Evento Gratuito

Cerimônia de abertura
Data: 18 de janeiro
Horário: 19h  
Local: Rua Pedro Maria Fillipo - Vila Mariana - Aparecida (SP)
Evento Gratuito

Sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
_____________________________________________________________

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece os cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia, cursos superiores de Tecnologia em Radiologia e Sistemas Biomédicos, e mais de 50 cursos de pós-graduação e extensão para profissionais da área da saúde.

Considerado o primeiro local a formar médicos e cirurgiões do Estado de São Paulo, o Hospital Central da Santa Casa passou a sediar a Faculdade, oficialmente, a partir de 1963. Desde então, a Instituição formou mais de cinco mil médicos, 500 mestres, 250 doutores e 30 livre-docentes.

A Faculdade é mantida pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), entidade filantrópica de caráter educacional, sem fins lucrativos.

Para mais informações, acesse: https://fcmsantacasasp.edu.br/