Advertisement

MSD Saúde Animal promove troca de experiência com grandes produtores dos EUA sobre controle de coccidiose em aves

 

 

Time da unidade de negócios de Avicultura da companhia esteve acompanhado de produtores brasileiros; empresa também marcou presença no IPPE

 

São Paulo, janeiro de 2023 -- Importante doença que atinge a avicultura mundial, a coccidiose ganha a atenção dos produtores devido ao seu alto impacto no desempenho zootécnico das aves e consequentes prejuízos econômicos. O uso de anticoccidianos é estratégia frequente, mas há uma tendência global por alimentos livres desse tipo de medicamento, o que é possível por meio do uso da vacinação para esse fim. Os EUA já são grandes adeptos a esse controle e, neste mês, a MSD Saúde Animal visitou grandes produtores do estado da Georgia, ao lado de importantes clientes brasileiros, para trocar experiências sobre o uso da vacina.

 

“É crescente a tendência pelo uso da vacina pelo valor que ela agrega ao produto final, ao não deixar resíduos -- sem impactos no consumo humano, e ao exercer um controle efetivo contra a coccidiose, uma vez que esse agente pode gerar resistência aos anticoccidianos”, afirma Rafael Sonada, médico-veterinário e gerente de produtos e marketing da unidade de negócios de Avicultura da MSD Saúde Animal.

 

Nesse cenário, a companhia levou alguns clientes do Brasil para visitar duas grandes empresas avícolas dos EUA. “Foi uma experiência rica para compartilhar conhecimento, entender os resultados positivos em termos de parâmetros zootécnicos, os desafios enfrentados e quais são as perspectivas com as vacinas contra coccidiose. Nosso objetivo é sempre fomentar discussões relevantes para o setor e para o desenvolvimento da nossa cadeia produtiva, pensando em um novo horizonte para o segmento, em segurança alimentar e Saúde Única, que integra animais, pessoas e meio ambiente”, reforça Sonada.

 

Atento às principais discussões e tendências do mercado, a equipe de avicultura da companhia também aproveitou a ida aos Estados Unidos para participar de um dos principais congressos do setor, o International Production & Processing Expo (IPPE) 2023.

 

Vacina viva contra Coccidiose

Entre as soluções disponíveis no mercado para o controle da coccidiose está a FORTEGRA®, indicada para a vacinação de frangos de corte de um dia de idade, por administração via spray, para auxiliar na prevenção da doença causada pela E. mivati e E. tenella, além de agir na redução de lesões relacionadas a E. acervulina e E. maxima. Produzida pela MSD Saúde Animal, a vacina está disponível no Brasil desde 2018.

 

No país, estima-se que as perdas pela coccidiose subclínica podem chegar a US$ 19,1 milhões anuais, sendo 11,85 milhões com perdas na produção de carne (CASTRO, 1994), por isso, a prevenção e o controle são fundamentais. E com a tendência mundial de produtos livres de antibióticos, com um olhar atento para as questões regulatórias e exigências dos consumidores e do próprio mercado, a adesão da vacinação é um caminho sem volta.

 

“É uma demanda que vem se fortalecendo e que os produtores brasileiros precisam estar atentos, para que possam adequar seus programas com calma e dentro de um protocolo estratégico, visando os melhores resultados produtivos e rentáveis”, pontua o gestor da empresa.