Advertisement

Medicina Integrativa: por que você deve dar importância a essa abordagem

 

O paciente passa a ser agente da sua própria saúde. Por meio deste preceito, a Medicina Integrativa propõe dar mais enfoque à importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde. Nessa modalidade, o paciente deixa de receber passivamente o tratamento para uma doença e passa a participar ativamente da própria saúde, por meio de sua responsabilidade individual. Por ser tão especial, no próximo dia 23 de janeiro é celebrado o Dia Internacional da Medicina Integrativa.
 

Na dermatologia, por exemplo, a pele reflete muitas desordens que atingem outras áreas do organismo, e esta abordagem holística da medicina visa compreender o que está por trás destas manifestações. De acordo com o dermatologista Erasmo Tokarski, o objetivo é ampliar o olhar sobre os problemas que causam estas reações, sejam cutâneas, nas unhas ou cabelos. “A literatura aponta que a maioria das doenças estão, claramente, associadas a questões orgânicas sistêmicas. Assim, é necessário considerar toda a qualidade de vida do paciente e como isso interfere na saúde da pele”, explica Tokarski.
 

Uma grande importância dessa abordagem é a possibilidade de promover a saúde de uma forma humanizada e individualizada. Cada vez mais pacientes procuram por tratamentos preventivos, já pensando na longevidade e em uma forma de manter a saúde em dia com o avanço da idade. Segundo Erasmo Tokarski, isso se dá porque, além do aspecto estético, houve a compreensão de que é importante sentir-se bem nas mais diferentes fases da vida. Com a Medicina Integrativa, muitos desequilíbrios de saúde podem ser prevenidos de forma menos onerosa e não-invasiva.
 

A interdisciplinaridade é a palavra-chave desta abordagem, que reúne profissionais de diversas áreas e formações. A prática associa conhecimentos da Medicina tradicional com outras soluções que também promovem saúde, como meditação, técnicas de respiração, relaxamento, atenção plena, uso de fitoterápicos, alimentação saudável, sempre baseados em evidências científicas. Dessa forma é possível diversificar o tratamento das queixas e dar ao indivíduo a oportunidade de traçar caminhos que podem promover a manutenção da sua saúde de acordo com sua rotina, suas preferências e hábitos.
 

“O que percebemos ao longo dos anos é uma consciência maior com a saúde de forma geral. É comprovado que cuidar do corpo e da mente traz benefícios para a saúde como um todo. Quando se compreende o que envolve um problema, tratamos a causa dele na forma interna e não apenas no externo, com as manifestações na pele”, afirma.