Advertisement

Maratonista de 92 anos recebe Medalha Tiradentes da Alerj na Corrida de São Sebastião


Maior honraria da Casa Legislativa foi concedida pelo deputado Max Lemos


Na tradicional Corrida de São Sebastião deste ano, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (20/02) no Aterro do Flamengo, um atleta maratonista de 92 anos ganhou um incentivo a mais para continuar inspirando corredores de rua de todas as idades.  Sebastião Caldas, ou Seu Tantão, como é conhecido, foi agraciado com a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A concessão é fruto de Projeto de Resolução do deputado estadual Max Lemos. 


“Seu Tantão sempre marca presença em eventos regionais e nacionais ligados a corridas de rua e maratonas, sendo atualmente o maratonista mais idoso em atividade no Estado do Rio de Janeiro, correndo uma média de 12 corridas anualmente. Em 2016 carregou, pela segunda vez, a tocha Olímpica na cidade de Macaé, onde reside. É uma inspiração para todos de sua cidade e para os atletas do estado, de todas as idades, por isso é com grande prazer que fiz este projeto de resolução para conceder a Medalha Tiradentes a este grande atleta”, explicou o deputado Max Lemos.


Sebastião Caldas nasceu em 23 de outubro de 1930. É pai de Aline, Geisa e Luciano Diniz, vereador de Macaé. Trabalhou como barbeiro por 48 anos, mas sempre se dedicou ao esporte. Jogou em três times: Macaé, Ypiranga e Americano. Depois de aposentado, começou a participar de corridas. Seu Tantão já ganhou mais de 450 troféus e medalhas. Pertence à Associação dos Corredores de Rua de Macaé (ASCOM) e em seu currículo constam diversas provas, como a de São Silvestre (SP), a Dez Milhas Garoto (ES) além de maratonas em Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro, sempre representando a sua categoria.


“Estou muito feliz com a Medalha Tiradentes,  é uma grande honra para mim, por isso quero agradecer ao deputado Max Lemos. Todo ano, toda corrida, é uma vitória para mim. Estou com saúde, por isso quero continuar correndo. E aproveito este momento para deixar uma mensagem para a rapaziada mais jovem: deixem de fumar cigarro e venham praticar esporte, cuidem da saúde de vocês”, disse Seu Tantão, em toda a sua sabedoria de esportista.