Advertisement

MAM DE RESENDE ABRE I SALÃO DE FOTOGRAFIA NO DIA 19 DE JANEIRO


Visitação estará disponível até o dia 3 de março, de segunda à sexta, das 10h às 17h 


A Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abre, no dia 19 de janeiro, às 19h, no Museu de Arte Moderna (MAM), a exposição com os selecionados para o 1º Salão de Fotografia. O edital foi aberto no final do ano passado e agora o público poderá conferir o trabalho de artistas de todo o Brasil que se inscreveram para a seleção. A visitação acontecerá do dia 20 de janeiro ao dia 3 de março, sempre de segunda à sexta, das 10h às 17h. 

O objetivo da criação do 1º Salão de Fotografia de Resende foi incentivar a produção e difusão da arte da fotografia e reconhecer e dar visibilidade aos talentos e tendências artísticas, propiciando o intercâmbio entre os artistas, além da aproximação da população com a arte da fotografia. Segundo a diretora do MAM, Carmem Aguiar, a criação do Salão de Fotografia foi um sonho antigo do museu que se tornou realidade. 

- Realmente estamos realizando um projeto muito acalentado pela Casa da Cultura Macedo Miranda e o Museu de Arte Moderna. Neste momento da história em que as redes sociais compartilham milhares de imagens por segundo, o salão propõe um olhar diferenciado do público, que diante da obra exposta, pode contemplar com o devido cuidado o trabalho artístico. 

Nesta primeira edição do Salão de Fotografia, o MAM de Resende recebeu 150 inscrições de todo o país, totalizando 450 imagens enviadas. O júri formado por Isabel Machado, Sérgio Ornellas e Bernardo Rodrigues avaliou minuciosamente todos os trabalhos e selecionou os 25 fotógrafos que terão seus trabalhos expostos. Para o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidam, o resultado deste primeiro salão é muito positivo. 

- Estamos muito orgulhosos de todo o processo de criação do 1º Salão de Fotografia de Resende. Desde o edital, passando pela seleção dos trabalhos e agora com a abertura da exposição, foi um caminho trilhado com muita dedicação por nossos funcionários, que se dedicaram ao máximo para a realização deste evento que entra definitivamente para o calendário cultural da cidade. 

Paralelo ao 1º Salão de Fotografia de Resende, o MAM abre também a exposição ‘Caminhos’, do fotógrafo Bernardo Rodrigues. A mostra celebra os 30 anos de profissão do artista resendense, premiado ano passado com o Troféu Macedo Miranda nesta categoria. O Museu de Arte Moderna de Resende funciona no Espaço Cultural Altamiro Pimenta, na Rua Dr. Cunha Ferreira, 204, no Centro Histórico. 

Mais informações e agendamentos de grupos podem ser feitos pelo telefone (24) 3360-4470. 

Relação completa dos artistas participantes do salão: 

Premiados: 

1º lugar: Giovanna Farabello Petzold Nomura 

2º lugar: Christian Lee Spencer 

3º lugar: Dieson da Silva Morais 

4º lugar: Mariana Meloni Vieira Botti 

 

Menções Honrosas: 

Andre Pol 

Antonia Valdene Sousa da Costa 

Claudia Fernandes Moraes 

Cristiano Pereira de Assis 

Edson Rodrigues Gama 

Hugo Gouvea Carmo 

Humberto Oliveira de Araújo 
 

Selecionados: 

Anna Carolina Cabral Rodrigues 

Fabiana Cristina Frigieri de Vitta 

Fabio Florentino de Almeida 

Guilherme de Oliveira Silva 

Igor Cerqueira de Aguiar 

Jêmina de Cássia Mendes 

Leandro de Oliveira Pereira 

Luz Marine Balzana Borges 

Paulo Cesar Lopes da Cruz 

Rafael Bruno da Silva Braga 

Rafael Ribeiro 

Ricardo Sanches Baltazar 

Sandra Aparecida Resende Silva 

Tiago Alexandre Ribeiro de Santana