Advertisement

Integração de sistemas é responsável pela aceleração do resultado de mais de 50 empresas, segundo dados da Sky.One

- Os dados foram obtidos da divisão Integra.Sky, plataforma de Integração como Serviço (IPaaS) da Sky.One.

- Para atender as demandas do mercado, a companhia investiu em novas funcionalidades na plataforma e firmou parceria com empresas de peso como VTEX, SAP, Protheus, Ploomes, Shopify, RD Station e Zoho


Segundo a Agenda Executiva de Tecnologia e CIO do Gartner para 2023, dentre as ações que podem ser realizadas para acelerar o impacto de investimentos em tecnologia digital, estão priorizar iniciativas digitais com maior potencial de impacto nas finanças da empresa, abraçar os pontos fortes do acesso democratizado à tecnologia, experiência e dados e criar uma iniciativa de métricas orientadas a resultados  e isso está cada vez mais na prioridade dos C-Levels. Prova disso é o resultado de uma pesquisa de julho de 2022 com 226 CFOs feita pelo Gartner que descobriu que a aceleração digital era a principal prioridade de gastos dos CFOs nos próximos 12 meses, com 98% dos entrevistados dizendo que protegeriam os investimentos digitais e, destes, 66% afirmando que planejam aumentar seus investimentos no categoria.

Não é novidade que a tecnologia tem sido peça-chave para sanar os desafios das empresas, e cada vez mais as demandas são para soluções simples de serem utilizadas por toda a equipe, sem a necessidade de grandes conhecimentos técnicos. É o que acredita o Head de Vendas e Marketing da divisão Integra.Sky da Sky.OneRobson Del Fiol. “A velocidade da inovação é fator crucial para o sucesso das empresas no mercado de hoje. Para usar a tecnologia neste processo, a curva de aprendizado desta nova tecnologia não pode ser barreira” , explica.

Del Fiol comenta ainda que muitas empresas têm procurado endereçar seus desafios de negócio por meio da integração de sistemas. “Antes de adotar novos sistemas é preciso alavancar o potencial máximo das ferramentas que já têm implementadas. Por isso a integração inteligente dos softwares tem sido uma solução interessante”, diz.

Segundo o especialista, o setor de serviços é destaque e ocupa o primeiro lugar na busca por integração de sistemas. “Logo depois vem as indústrias e por fim o varejo mais tradicional, mas, neste ano, também tivemos um boom de startups nos procurando para resolver seus problemas de integração com ERPs”, afirma Del Fiol.

Vantagens competitivas

Para Del Fiol, quanto mais rápida é a construção de aplicativos utilitários, maior será o grau de inovação do negócio e, consequentemente, maior a receita, já que o mercado se relaciona melhor com empresas que facilitam experiências. E é essa demanda que as soluções low-code chegam para atender.

Del Fiol explica que em uma plataforma pré-formatada e preparada, a abordagem low-code permite que o usuário monte sua própria estrutura por meio de módulos já disponíveis e processos intuitivos de arrastar e soltar, os quais possibilitam a criação de integrações mesmo por pessoas com pouco conhecimento técnico, uma vez que não demandam uma codificação complexa. “As plataformas low-code, como o Integra.Sky, ainda ajudam a solucionar diversos desafios corporativos, desde a falta de mão de obra especializada até a replicabilidade e a escalabilidade de integrações de sistemas”, ressalta.

Já atentas a esses benefícios, as empresas colocaram as estratégias de aplicativos e integrações entre as suas três principais prioridades de tecnologia em 2022, de acordo com o “Roteiro de adoção de tecnologia para empresas de médio porte” da Gartner. Além disso, para os próximos três anos, entre as 53 tecnologias adotadas na área de serviços de infraestrutura e plataforma de computação está o iPaaS (Integration Plataform as a Service).

Ao investir nessas tecnologias, de acordo com Del Fiol, as empresas buscam impulsionar a TI e a hiperautomação dos negócios, ao mesmo tempo em que melhoram a velocidade e a agilidade. “Uma plataforma (iPaaS) também possibilita que os usuários desenvolvam seus fluxos de integração com conexão a diferentes aplicações, além de organizar, padronizar e escalar essas integrações com sistemas on-premises ou cloud a soluções externas, gerando conexões seguras e altamente replicáveis. Também é possível expor os seus módulos e integrações no marketplace e disponibilizá-los para qualquer usuário da plataforma”, reforça.

Integrar para crescer

Garantir que softwares, aplicativos e recursos funcionem de modo integrado tem permitido que os clientes atendam às suas necessidades de negócio. Um exemplo é a empresa Tijuca Alimentos, que integrou o ERP Totvs Protheus com os softwares de gestão interna, utilizando o Integra.Sky. A companhia, que é a maior produtora de ovos do Estado do Ceará, obteve como benefício a redução da complexidade dos novos processos, a possibilidade de identificar possíveis problemas ou erros antes que eles pudessem chegar aos clientes, além da cadência e organização de dados feita sempre disponível e atualizada em tempo real, ganhando mais produtividade e assertividade, evitando refações e longa espera por atualizações de arquivos. Além de uma visão mais precisa do negócio com seus softwares integrados.  Criado em 2019, o Integra.Sky surgiu como uma solução às demandas dos clientes de nuvem da Sky.One, que buscavam a integração de seus ERPs com plataformas digitais. O objetivo era reduzir os problemas de inconsistências de processos manuais e gastos com integrações pouco eficientes, contribuindo para tomadas de decisões mais precisas e com a facilidade de execução.

Para solucionar o problema, a Sky.One desenvolveu então um iPaaS que utiliza a abordagem low-code, com o objetivo de democratizar o desenvolvimento da integração, diminuindo a curva de aprendizado, que é justamente o ponto-chave da abordagem low-code. “O low-code está cada vez mais sendo adotado por empresas para facilitar os processos sem necessitar de desenvolvedores internos. O objetivo principal do Integra.Sky, portanto, é padronizar e escalar integrações de sistemas legados e soluções externas, gerando conexões seguras e replicáveis. Em outras palavras, é um facilitador no momento de acessar os variados softwares, o que cria o ambiente ideal para aumentar a performance do time interno das companhias”, ressalta.

Entre os principais diferenciais da solução, além da possibilidade de realizar integrações seguras e rápidas, estão o fato do produto se aplicar a praticamente qualquer cenário de integração de sistemas, e não demandar conhecimento em programação avançada. Vale ressaltar que o Integra.Sky também atende a três pilares importantes: conformidade com os requisitos da LGPD, logs de auditoria de todas as execuções e integrações híbridas, ou seja, onde o cliente possui sistemas locais e sistemas em nuvem.

Negócios acelerados

Desde 2020, a Sky.One vem investindo em sua divisão Integra.Sky para levar a integração de sistemas para cada vez mais empresas. Entre as ações, a companhia triplicou seu time de desenvolvimento, com uma equipe de vendas dedicada e a expansão do time de serviços, além do investimento em novas funcionalidades para integrações em cenários híbridos.

Assim, o Integra.Sky ganhou ainda mais  força para ajudar empresas a aplicarem as melhores práticas em termos de escalabilidade e alta disponibilidade de ambientes em nuvem de integrações construídas nos mais diversos segmentos de clientes. Entre os clientes do Integra.Sky estão as empresas Tijuca Alimentos, Thompson, Systax, Cashu, Comporte e Ploomes.

Além disso, a Sky.One têm firmado parcerias com empresas SaaS que permitem a expansão das possibilidades de integração oferecidas aos clientes, tornando a plataforma ainda mais estratégica para os negócios. Agora os clientes do Integra.Sky já podem integrar seus sistemas com soluções como VTEX, SAP, Protheus, Ploomes, Shopify, RD Station e Zoho de forma fácil e rápida.

De acordo com Del Fiol, este ano, a empresa foi capaz de consolidar seus investimentos em funcionalidades que o mercado enterprise valoriza. “Com uma interface amigável, além de mais parceiros em nosso ecossistema, estamos focando na consolidação da nossa atuação em cada região. Já temos clientes no Panamá, Colômbia, Estados Unidos e vários estados brasileiros e existe um pipeline crescente de novas oportunidades. No próximo ano, vamos investir ainda mais em nosso alcance de vendas, principalmente nos segmentos de agronegócio, indústria, serviço e varejo, que ainda são muito carentes de boas soluções low-code”, afirma.

A Sky.One é uma empresa multiplataforma e busca com o Integra.Sky, ao lado de Nuvem, Cibersegurança e Techfin, oferecer soluções tecnológicas para atender cada vez mais necessidades do mercado. Por facilitar processos e apoiar até mesmo empresas que possuem um suporte interno limitado, a expectativa é que a divisão Integra.Sky corresponda a um quarto do faturamento da Sky.One até 2024.

Sobre a Sky.One

Somos provedores de plataformas tecnológicas que descomplicam o negócio e melhoram a experiência dos clientes, buscando evoluir a forma como as empresas consomem tecnologia.

Nosso propósito é trilhar com as empresas o caminho até as nuvens. E, para além delas, por meio da tecnologia levar integração, cibersegurança e serviços financeiros para a rotina de diversos segmentos, como: varejo, serviços, indústria, agronegócio e outras verticais que buscam expansão ou eficiência.

Fundada em 2013 e reconhecida como Great Place To Work pelo 4º ano consecutivo em 2022, hoje contamos com mais de 360 SkyOwners, responsáveis por fazer nossos mais de 1600 clientes distribuídos em 16 países e 4 continentes operarem seus negócios de forma ágil, inovadora e integrada.

Saiba mais em www.skyone.solutions.