Advertisement

Casarão Brasil firma parceria com Agência da ONU para acolher refugiados LGBTQI+

 

Para implementar atividades conjuntas com foco na população migrante e LGBTQIA+ que reside no estado de São Paulo, a OIM, Agência da ONU para as Migrações, e a ONG Casarão Brasil assinaram um memorando de entendimento, no último mês de dezembro.

Por meio das ações que serão promovidas, a comunidade migrante LGBTQIA+ terá um canal livre de diálogo para estudos e pesquisas sobre temas de interesse, cursos e, principalmente, informações sobre oportunidades para a inserção no mercado de trabalho.

“A OIM tem trabalhado junto à população migrante LGBTQIA+ e busca realizar atividades de inclusão para essa comunidade. Por isso, a parceria com o Casarão Brasil, que é referência em São Paulo para atividades voltadas a essa população, é tão importante para nós”, destaca a coordenadora de projetos da OIM Carla Lorenzi.

A ONG Casarão Brasil, desde 2008 possui uma larga trajetória na luta em prol dos direitos humanos e conta com um portfólio variado em projetos sociais. A instituição realiza a promoção de eventos culturais, apoio jurídico e psicológico, workshops, oficinas de teatro, assistência social dentre outras ações com o intuito de unir e conscientizar a sociedade em prol dos direitos de gays, lésbicas, travestis, intersexuais, mulheres trans, negros trans, pessoas migrantes, população em situação de rua e mais.

“Para nós do Casarão Brasil é uma honra e uma grande responsabilidade essa parceria, pois vamos receber essas pessoas que estão vindo de outras partes do mundo, muitas vezes fugindo de situações de violência e até da própria família. Vamos nos esforçar bastante para atender essas pessoas com muito respeito e amor”, disse o presidente do Casarão Brasil, Rogério de Oliveira.

Esta iniciativa faz parte do Projeto Oportunidades, que visa apoiar a integração econômica de venezuelanos, realizado pela OIM com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).