Advertisement

CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO EXPÕE GRAVURAS DO ACERVO CAIXA

 

 

Exibição explora diversos artistas e técnicas de gravura na arte

brasileira e internacional

 

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a mostra Coleções do Acervo CAIXA: A Arte da Gravura, que explora diversos artistas e técnicas de gravura na arte brasileira e internacional. A visitação é gratuita e fica no Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues, no centro da cidade.

 

Com recorte curatorial que se estende entre as décadas de 1960 e 1990, a mostra ilustra a força da criação na interseção da linguagem artística com suportes e materiais diversos. As gravuras, técnicas de gravação em matrizes como metal, madeira e pedra, representam parte significativa do acervo CAIXA.

 

A exibição propõe um espaço de discussão e aprendizado das diversas técnicas e contextos envolvendo a gravura. Há trabalhos em serigrafia, calcografia, litografia e xilogravura.

 

Seleção das obras 

 

A exposição tem como destaque Rosto de Mulher, obra gravada em metal do pintor, desenhista e gravador brasileiro Guilherme de Faria. A obra pertenceu ao antigo Gabinete da Presidência da Caixa Federal, no Rio de Janeiro, e traz a representação do feminino, elemento mais usado nas produções do artista.

 

A litografia Kahigano, da artista italiana Maria Bonomi, remete à imagem em preto e branco de um punho cerrado. Natural de Meina, na Itália, a pintora, figurinista e cenógrafa é filha de pai italiano e mãe brasileira. A composição desta obra é exemplo de abstracionismo no trabalho da artista, que é um dos mais expressivos nomes da gravura brasileira.

 

Serviço:

Mostra Coleções do Acervo CAIXA: A Arte da Gravura

Local: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues - Av. República do Paraguai, 230, Centro - Rio de Janeiro (RJ)

Horário: de terça a domingo, das 10h às 16h

Ingressos: Gratuito

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: (21) 3509-9621 Link