Advertisement

Alistamento para o Serviço Militar acontecem até o dia 30 de junho

O prazo para o alistamento do serviço militar dos jovens que completam 18 anos de idade em 2023 já começou e segue até o dia 30 de junho. O alistamento é obrigatório e pode ser realizado pela internet no endereço www.alistamento.eb.mil.br ou pessoalmente na sede da Junta de Serviço Militar.  

No ato da inscrição pela internet é necessário incluir o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e preencher um formulário para validação dos dados pessoais.  

Para realizar o alistamento pessoalmente na Junta de Serviço Militar, o jovem deve dirigir-se pessoalmente até o local, com os seguintes documentos: Documento Oficial com Fotografia (RG, Carteira de Trabalho ou Profissional, passaporte, carteira de identificação funcional), Cadastro de Pessoa Física – CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento, Prova de naturalização no caso de brasileiro naturalizado ou por opção.  

Em Itatiaia a sede da Junta Militar, funciona das 8h às 12h e das 13h30 às 17 horas, na Rua Wanderbilt Duarte de Barros nº. 80 – Centro (Terminal Rodoviário Jorge Jayme dos Santos). O telefone para mais informações é (24) 3352- 2210.  

Quem perder o prazo para fazer o procedimento deverá comparecer à Junta de Serviço Militar. O atraso implicará no pagamento de multa. O Serviço Militar Obrigatório tem a duração de um ano.  

O jovem que não regularizar sua situação fica privado de tirar passaporte, prestar exame para estabelecimento de ensino, tirar carteira de trabalho, ingressar no serviço público ou mesmo na iniciativa privada.