Advertisement

Viagens de Verão: dicas para cuidar da saúde da pele

 

 

A estação mais esperada do ano, o Verão tem início no dia 21 de dezembro, junto com os recessos por conta das festividades de fim de ano e férias. O período também marca a alta temporada de viagens para curtir a praia, o sol e momentos de descanso. O dermatologista Erasmo Tokarski alerta para os riscos que o período pode apresentar à saúde da pele, como doenças e problemas com a exposição solar, e alerta para redobrar os cuidados durante o lazer.

O uso correto do protetor solar faz toda a diferença. Em períodos de lazer ao sol, principalmente quando existe a exposição nos horários entre 10h e 16h, que é o intervalo menos recomendado, o uso frequente do protetor solar é o maior aliado contra a insolação, queimaduras e um risco de câncer de pele. “A recomendação correta é usar o produto antes de sair ao sol em todo o corpo, inclusive pequenos lugares, como orelhas, nuca, dorso das mãos e pés, e também é fundamental aplicá-lo a cada duas horas ou depois de longos períodos na água. Pessoas muito brancas precisam se atentar para um fator de proteção mais alto, porque estão mais propensas a queimaduras”, explica.
 

Atente-se para a hidratação. A exposição ao sol e ao calor pede um cuidado maior com a hidratação interna e externa. À noite, antes de dormir, é importante cuidar da pele com um bom creme hidratante, para preservar a saúde e boa aparência da pele. Ao longo do dia, a dica do doutor Erasmo Tokarski é beber bastante água, água de coco e sucos de fruta, que também podem ser uma ajuda importante para a pele.
 

Evite micoses e outras doenças de pele. Micoses são fungos que atacam pele e unhas. Na areia, é importante usar chinelos sempre que possível e lavar mãos e pés com água potável assim que sair da areia ou ao chegar da praia, retirando as roupas molhadas. “O bicho geográfico, uma infecção cutânea por uma larva que penetra na pele pelo contato, também é muito comum em viagens à praia e pode ser um grande incômodo. Evite sentar diretamente na areia ou no gramado, quando possível, com o uso de toalhas ou tangas para proteger o contato da pele com o solo contaminado”, explica Erasmo Tokarski.

Quem tem melasma deve redobrar a proteção. As pessoas que tratam do melasma, as manchas acastanhadas que atingem diversos pontos do corpo, em especial o rosto, precisam ter ainda mais cuidado para o momento em que vão se expor ao sol, para não haver uma piora do quadro existente. O filtro solar precisa de um alto fator de proteção, que rebata a luz solar. Muitas pessoas podem aliar o tratamento ao uso de fitoterápicos que acalmam a pele e protegem do dano celular. O uso de chapéus, viseiras, tecidos e óculos são importantes para diminuir a incidência direta do sol na área do melasma. Se possível, vale escolher lugares com sombra e horários antes das 10h da manhã e depois das 15h para a exposição ao sol.