Advertisement

Um Natal mais sustentável até no descarte do lixo

 O Natal é uma celebração muita aguardada pelas famílias do mundo todo. Isso porque a data comemorativa traz uma magia especial, com muita fartura de comida, bebida e, claro, presentes. Mas já parou para pensar quanto lixo é descartado nessa época?

Segundo pesquisas, este ano a data deve levar cerca de 118 milhões de pessoas às compras, o que é uma ótima notícia para a economia, porém, para o meio ambiente, nem tanto. O alto consumo do período pode gerar também o maior aumento de lixo nas casas em todo o Brasil. Dentre os resíduos descartados, estão papelões, embalagens, embrulhos de presente, sacolas plásticas, garrafas e etc.

 

Para aqueles que buscam minimizar os impactos ambientais gerados, o primeiro passo é realizar o descarte correto dos resíduos. “Há diversas campanhas de conscientização sobre descarte seletivo, por isso, acredito que seja importante uma campanha de conscientização específica para as comemorações natalinas. Temos sempre que pensar em dar um fim apropriado ao que pode ser reciclado e também na composição do material e o fabricante do produto. Além disso, buscar priorizar empresas que tenham baixa emissão de carbono ou até neutralidade de emissão”, comenta Rafael Costa, diretor de operações Embalixo. A separação e reciclagem corretas são um dos grandes contribuidores quando o assunto é redução da poluição.

 

O carbono (CO2) é responsável por cerca de 60% do efeito estufa. Segundo o Observatório do Clima, a emissão de gases como este atingiu seu maior alta dos últimos 19 anos. Dessa forma, é mais que essencial a busca por meios que colaborarem para a diminuição de tais danos à natureza. “Atos mais sustentáveis são a chave para um futuro mais limpo e ecológico. O ideal é a priorização de empresas e produtos que realmente estejam alinhadas à sustentabilidade como causa”, aconselha Costa.

 

Hoje é possível até encontrar sacos para descartes de lixo zero plástico, assim é plausível também reduzir o uso do material ao realizar o descarte de resíduos, “A Embalixo tem lançado produtos amigos da natureza e, além disso, é Carbono Neutro e segue os pilares de sustentabilidade, inovação e inclusão”, finaliza ele.

 

Sobre a Embalixo

 

A Embalixo foi fundada em 2004 e possui 18 anos de atuação e conta com mais de 400 colaboradores, sendo 70 % deles mulheres na planta em Hortolândia, no interior de São Paulo. A companhia conta com uma produção por mês de cerca de 1.100 toneladas/mês. A inovação e a sustentabilidade são os pilares básicos da empresa, que oferece soluções exclusivas ao mercado, como o saco para lixo feito de planta com tecnologia que captura a emissão de gás carbônico; saco para lixo com alças; com abas; antibacterianos; com repelente de moscas e mosquitos; com neutralizador de odores; sacos com material reciclado; e, recentemente, lançou o primeiro saco para lixo Vegano do mundo.