Advertisement

Torneio SESI de Robótica premia equipes e classifica seis times para etapa nacional

  

Estudantes foram provocados a construir um novo caminho para o futuro da energia. Todas as unidades do Sul Fluminense conquistaram premiações, sendo que Resende vai para o nacional

  

Entre as 38 equipes que participaram, nos dias 7 e 8 de dezembro, da etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL) na Escola Firjan SESI Duque de Caxias, 22 são fruto das Escolas Firjan SESI. As quatro unidades do Sul Fluminense (Resende, Barra Mansa, Volta Redonda e Barra do Piraí) conquistaram premiações. Dois times foram classificados para o Festival SESI de Robótica, sendo que um deles é da Firjan SESI Resende). A etapa nacional será realizada entre 16 e 18 de março de 2023, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

 

Nos dois dias de evento, participaram estudantes de 9 a 16 anos de idade do estado do Rio de Janeiro e de outros da Região Sudeste, com 15 de colégios particulares e uma equipe de garagem. Eles toparam o desafio de elaborar projetos de iniciação científica e robôs feitos com peças Lego a partir de uma pergunta-desafio: “Como será o futuro da energia?”.

 

Depois de dois anos sendo promovido em formato on-line, por conta da pandemia da Covid-19, o torneio voltou a ser realizado em caráter presencial e o público pôde sentir toda a animação gerada pela competição. Em sua fala de encerramento, Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, destacou que o objetivo da instituição é garantir com que a Robótica cresça cada vez mais na instituição e se dirigiu, em seu discurso, aos alunos.

 

“Independente de competições e medalhas, é importante que a Robótica esteja em nossos currículos. Agradecemos a unidade Caxias, que nos recebeu pela segunda vez, e a todas as escolas e equipes participantes. Vocês, alunos são de grande competência, educação e flairplay. Tudo o que fazemos, professores, mentores, coordenadores, diretores, é para dar a vocês a melhor educação possível, para que vocês sejam o futuro, para que vocês transformem a sociedade e façam um mundo melhor”, declarou Reis.

 

Após a fala do diretor executivo da Firjan SENAI SESI, direto de Brasília, Marcos Sousa, coordenador da FLL pelo SESI Nacional, parabenizou as equipes dos colégios particulares e das Escolas Firjan SESI. No entanto, ele fez questão de parabenizar a única equipe de garagem presente, a Favela High Tech.

 

"Realizamos o Open International e, agora, a Firjan SESI faz a etapa regional da temporada Super Powered, que é muito desafiadora para todos. Quero deixar meus parabéns para as 38 equipes presentes, que têm o propósito da mudança através da educação. E isso é muito importante", afirmou Sousa.

 

Já Vinícius Mano, coordenador de Educação Básica da Firjan SESI, ressaltou que realizar e participar de um evento como esse é um grande desafio e conquista. “As profissões do futuro exigem cada vez mais tecnologia, ciência e, também, humanidade. Com o apoio da Robótica, o propósito é que os competidores construam alternativas e propostas que melhorem a qualidade de vida da sociedade. A Robótica, mais que um robô, é composta por máquinas que irão melhorar o mundo”, disse Mano.

 

Confira as equipes vencedoras por categoria

 

Categorias oficiais :

 

Champion’s Award

1º lugar – Alpha Byte, Escola Firjan SESI Jacarepaguá

2º lugar – FrancoDroid, Colégio Liceu Franco Brasileiro, Rio de Janeiro

3º lugar – Smart Lego, Escola Firjan SESI Resende

 

Também classificadas para o torneio nacional

Alpha – Escola Firjan SESI Jacarepaguá

Medal Hunters High – Escola Firjan SESI Barra Mansa

Laranjitos – Escola Firjan SESI Laranjeiras

 

Suplentes para o torneio nacional

Dragon Bots – Escola Firjan SESI Barra do Piraí

Benfica Tigers – Escola Firjan SESI Benfica

Laranja High Tech – Escola Firjan SESI Laranjeiras

Titãs da Serra – Escola Firjan SESI Nova Friburgo

Safira – Escola Firjan SESI Volta Redonda

Robomac – Escola Firjan SESI Macaé

 

Prêmio do Técnico Destaque
Rosângela Nezi – FrancoDroid, Colégio Liceu Franco Brasileiro, Rio de Janeiro

 

Desempenho do Robô

1º lugar – TechnoZacca, Colégio Santo Antônio Maria Zacarias, Rio de Janeiro

2º lugar – Benfica Tigers, Escola Firjan SESI Benfica

3º lugar – FrancoDroid, Colégio Liceu Franco Brasileiro, Rio de Janeiro

 

Design do Robô

1º lugar – Dragon Bots, Escola Firjan SESI Barra do Piraí

2º lugar – Laranjitos, Escola Firjan SESI Laranjeiras

3º lugar – Fênix Robots, Escola Firjan SESI São Gonçalo

 

Projeto de Inovação

1º lugar – Titãs da Serra, Escola Firjan SESI Nova Friburgo

2º lugar – Dark Kaiser, Escola Firjan SESI Petrópolis

3º lugar – Wild Lions, Escola Firjan SESI Nova Iguaçu

 

Core Values

1º lugar – Medal Hunters High, Escola Firjan SESI Barra Mansa

2º lugar – Alpha, Escola Firjan SESI Jacarepaguá

3º lugar – Lobinhos Prateados, Escola Firjan SESI Volta Redonda

 

Categorias

 

O Torneio Internacional de Robótica envolve quatro categorias de avaliação: Projeto de Inovação, Core Values, Design do Robô e Desafio Robô (arena).

 

O Projeto de Inovação é a pesquisa científica que cada grupo precisa realizar para trazer soluções para o desafio da temporada. O grupo identifica um problema para resolver; cria uma solução para o problema da sua comunidade; compartilha suas ideias, aprende com outras pessoas e melhora a solução proposta a ser apresentada em um evento.

 

Core Values apresenta a proposta de entender como as equipes conseguiram trabalhar as competências socioemocionais, ou seja, a força do trabalho em equipe e a resiliência.

 

Design do Robô é a categoria que observa a mecânica do robô, a engenharia e a programação utilizada para resolver as missões da próxima etapa. É preciso também explicar o que o robô vai fazer com base no código escrito.

 

Desafio Robô (arena) é o momento em que os estudantes colocam seus robôs em funcionamento em uma arena de competição para realizar mais de 15 missões. Eles precisam pensar de forma estratégica para fazer a maior pontuação dentro de dois minutos e meio. Nessa categoria, cada equipe tem o direito de três rounds oficiais e o melhor placar é o que conta.

 

A partir da avaliação dos juízes nas quatro categorias, as equipes tornam-se elegíveis ou não a alguma premiação. Há premiações oficiais de primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria e, também, os grupos podem participar da classificação para a etapa nacional. Com poucas vagas, apenas os três primeiros vencedores se classificam para a etapa nacional, prevista para acontecer entre os dias 16 e 18 de março de 2023, em Brasília.

 

Torneio SESI de Robótica

 

O Torneio de Robótica FLL é um programa internacional de exploração científica, no qual crianças e jovens têm o objetivo de usar a imaginação e a criatividade para investigar problemas do dia a dia e buscar soluções que contribuam para um mundo melhor. Criado em 1998 pela First - uma organização não governamental dos Estados Unidos - em parceria com o Grupo Lego, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. No Brasil desde 2013, o SESI é o operador oficial do torneio (etapas regionais e nacional).

 

“O evento é uma grande celebração de conquistas desses jovens, que não apenas buscam soluções para os desafios da temporada, mas desenvolvem as competências socioemocionais e a interação entre seus pares, essencial para estabelecer a habilidade de trabalhar em equipe. Não é só um torneio sobre robôs, mas uma construção da sociedade do futuro, com o fortalecimento da cidadania e da humanidade”, afirma Simone Caires, analista de Educação Básica da Firjan SESI.

 

Reunidos em times de quatro a dez integrantes e liderados por dois técnicos adultos, os jovens têm como objetivo usar a imaginação e a criatividade para investigar problemas do dia a dia da sociedade moderna e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

 

Os temas são diferentes a cada temporada: em 2018/2019, a questão era trazer soluções físicas ou psicológicas para as pessoas que estão no espaço; em 2019/2020, a proposta era para cidades inteligentes: pensar numa solução para amenizar problemas das grandes cidades, ambientais econômicos ou sociais. Em 2020/2021, o tema era RePlay: como tornar as pessoas mais ativas na região onde vivem.  Em 2021/2022, o desafio foi pensar - Como será o futuro da logística e do transporte de cargas e entregas? - e todas as missões desafiaram jovens a repensarem o futuro da logística e transporte de cargas, mercadorias e entregas.

 

Saiba mais: https://www.escolafirjansesi.com.br/escolasesi/projetos/robotica.