Advertisement

Hemonúcleo de Barra Mansa necessita de doações dos tipos sanguíneos A+ e O+

 Demanda aumenta no fim de ano e participação popular é importante para manter o estoque em dia

 
O Hemonúcleo de Barra Mansa está convocando a população para ajudar a repor o estoque sanguíneo do município. No último levantamento, os tipos A e O positivo estão em estado de alerta, pois a demanda aumenta no final de ano. Fatores relacionados a viagens e acidentes, como Natal, Réveillon, férias escolares, além da Copa do Mundo, contribuem para a maior necessidade. Os demais tipos sanguíneos estão em níveis satisfatórios.
A captadora de doadores do Hemonúcleo, Claudia Maria, revela que o processo de  queda no estoque se dá por conta dos doadores também diminuírem a frequência neste período. “Isso acontece nessa época do ano, dezembro e janeiro ficam com os dados muito abaixo do nível esperado. E como os tipos A e O positivo saem muito, se nada alterar, esses tipos vão ficar em estado crítico”, explicou Cláudia.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. No caso dos idosos, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia,  não ingerir alimentos gordurosos 4 horas antes da doação, pesar acima de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 24 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, é necessário aguardar seis meses após a realização da mesma.
O Hemonúcleo de Barra Mansa está localizado na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro. Quem for doar pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, n° 155. Ambos ficam no Centro.