Advertisement

Ciclista barra-mansense completa super série e está mais próxima da Audax Parisien na França


A barra-mansense Flávia Camargo, 42 anos, participou recentemente da última prova de ciclismo a longa distância, que a deixou mais próxima de disputar uma vaga na Audax Parisien, na França, competição considerada como uma das maiores do ciclismo no mundo. 

Flávia é considerada como randonneur – termo utilizado para ciclista de longa distância – e já disputou provas de 200, 300, 400 e 1000 quilômetros de distância. No último dia 30, a atleta completou a super série com uma prova de 600 quilômetros, possibilitando sua pré-inscrição para a Audax Parisien, que está prevista para acontecer em 2023.

De acordo com a ciclista, alguns de seus principais desafios são conciliar trabalho, vida pessoal e treino, além da falta de apoio financeiro por não ser um nicho tão valorizado.“O ciclismo, na modalidade a longa distância, por ser um nicho mais desconhecido, falta apoio de patrocinadores, o que dificulta esse processo. Há um gasto significativo para custear as provas e peças da bicicleta que se desgastam com o tempo”, enfatizou Flávia. Atualmente, a randonneur conta com o apoio de empresas que viabilizam a sua participação nas provas, mas precisa firmar novas parcerias para melhorar as suas condições de fazer novos desafios que exigem mais dos seus equipamentos.

No Sul do estado, Flávia é a segunda pessoa que conquistou a marca de 1000 quilômetros de percurso,  sendo a única ciclista de Barra Mansa com mais de 400 quilômetros e a terceira mulher em todo o estado do Rio de Janeiro a conseguir essa marca. “É muito gratificante participar disso.  A cada conquista, percebo que atraio mais olhares de mulheres que se inspiram em mim, acreditando que elas também podem alcançar todos os limites”, explicou a barra-mansense, ressaltando sobre as diversas possibilidades que o ciclismo proporciona, além das provas de estradas. 

Para 2023, a atleta precisará completar uma nova temporada classificatória para estar apta a participar da competição, realizando a super série e totalizando 1230 Km, percurso exigido como requisito. De acordo com Flávia, esse é um sonho que está só começando, “Torço muito para que eu consiga patrocinadores que vão me ajudar a chegar em Paris. E depois de Paris, virão novos sonhos, como participar do 
BikingMan”, afirma a ciclista. 

Agora, a randonneur vai continuar se preparando para refazer os quilômetros exigidos e conquistar a tão desejada vaga para a Audax Parisien, na França.